terça-feira, 10 de novembro de 2009

JPII influenciou queda do muro de Berlim

VARSÓVIA, 9 NOV (ANSA) - O fundador do sindicato polonês Solidariedade, Lech Walesa, afirmou hoje, dia em que se comemoram os 20 anos da queda do muro de Berlim, que o papa João Paulo II foi responsável por 50% do sucesso simbolizado por aquele episódio.

Em entrevista concedida ao canal de TV polonês Tvp info, Walesa ressaltou que a escolha de João Paulo II como líder máximo da Igreja Católica e sua visita à Polônia, em 1979, ajudaram o povo a se unir para defender a própria dignidade e lutar pela recuperação da soberania nacional.

O ex-presidente do sindicato é um dos hóspedes da festa que será realizada hoje, em Berlim. Nesta noite, Walesa empurrará a primeira de mil peças de isopor que imitam o muro de Berlim e que cairão como um dominó.

As peças de isopor foram pintadas por jovens e dispostas ao longo de um quilômetro e meio, entre a Porta de Brandesburgo e Potysmader Platz.

Entre as ilustrações feitas no imenso dominó, foi retratada uma imagem de João Paulo II em uma mesa de negociações, em referência a seus esforços pela reunificação alemã.

A imitação do muro de Berlim que cairá na noite de hoje foi pintada por crianças de escolas de Berlim. Durante a cerimônia, a chanceler alemã, Angela Merkel, atravessará a primeira passagem aberta pela queda do muro, localizada na Rua Bornholmer.

Fonte - ANSA

Nota DDP: É de se notar que em um evento polarizador como este ocorrido para relembrar os 20 anos da queda do muro de Berlim, se faça menção absolutamente expressa ao líder máximo da igreja romana.

Veja também "Obama pede união contra a mudança climática".


Related Posts with Thumbnails