quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Obama pede união contra a mudança climática

O presidente americano Barack Obama sustentou que é "uma obrigação" que a União Européia e os EUA redobrem esforços para fazer da cúpula de Copenhague um sucesso.

O mandatário explicou que debateu com vários líderes europeus essa questão em Washington e acordaram "criar um marco de trabalho que permita lutar contra este potencial desastre ecológico".

No mesmo dia, a chanceler alemã, Angela Merkel, pediu perante o Congresso dos Estados Unidos que este país lidere junto da União Européia os esforços na luta contra o câmbio climático.

"Não duvido que em dezembro o mundo nos estará observando, tanto aos europeus como aos americanos. Mas é verdade que não pode haver um acordo sem a China e a India", disse Merkel.

"Estou convencida de que se a Europa e os EUA se mostrarem dispostos a adotar acordos vinculantes, seremos capazes de persuadir a China e India para que se unam a eles."

Perante o Congresso americano, Merkel recordou a queda do muro de Berlim. Mas insistiu em que ainda existem outros muros a derrubar: "muros que estão em nossas mentes, muros entre o presente e o futuro", disse.

Fonte - Terra

Nota DDP: Como se observa, tanto no âmbito político, como no eclesiástico, começa a se tornar uníssono o pedido por união em torno da questão climática. Resta saber quanto tempo estes dois segmentos demorarão para também unirem suas vozes.

Quando esteve em Berlim, Obama também fez referência aos muros: "O único caminho é a unidade, derrubar barreiras e muros e construir em seu lugar pontes". Ainda: "Os muros entre raças e tribos; nativos e imigrantes; cristãos, muçulmanos e judíos; não se podem manter".

Não é de se ignorar, finalmente, que os tais "muros" também têm sido combatidos por um outro importante líder mundial, representante do mesmo poder que ajudou a implodir o de Berlim. Gorbachev o chama de "bom amigo" e continua defendendo seus sonhos, que parecem estar cada vez mais próximos de se realizarem.

[Pesquisa - Hiscael Moreno]


Related Posts with Thumbnails