quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Tratado de Lisboa entra em vigor em dezembro

O tratado de Lisboa, aprovado na tarde desta terça-feira, 3, pelo governo da Tchecoslováquia deve entrar em vigor no dia 1º de dezembro, informou a Suíça, que ocupa a presidência rotativa da União Europeia.

Entre as mudanças que devem acontecer com o tratado está a eleição de um presidente para o bloco e a nomeação de um ministro de Relações-Exteriores.

Entre a assinatura do tratado e sua implementação se passaram dois anos. O presidente tcheco, Václav Klaus, era o último opositor ao tratado, mas, após mudanças no texto, decidiu aprovar.

Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP: Ver também "Gorbachev 'orgulhoso' do papel da queda do Muro de Berlim" (Inglês). Destaque:

Gorbachev criticou as "linhas divisórias" que, segundo ele, reapareceram no mundo e convidou os Estados Unidos, Rússia e Europa para cooperarem na criação de uma ordem mundial justa.

"Não deve haver paredes. Agora, a propósito, linhas divisórias estão começando a aparecer novamente. Precisamos viver em paz nesta casa chamada Europa, com todas as suas portas e janelas", disse Gorbachev.

"Somente em cooperação com a Rússia e os Estados Unidos, a Europa pode desempenhar o seu papel no processo global de criação de uma nova ordem mundial", disse ele, acrescentando que isso tinha sido um sonho do "bom amigo", o falecido papa João Paulo II.


Ainda "Gorvachov defende desarmamento de potências nucleares para dar exemplo". Destaque:

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, introduziu a conferência de Gorbachev, ao que qualificou de visionário e gigante no esforço global por conseguir um mundo livre de armas nucleares.


"O mundo é um teatro; os atores, seus habitantes, estão-se preparando para desempenhar sua parte no último grande drama. Entre as grandes massas da humanidade não há união, a não ser quando os homens se aliam para realizar seus propósitos egoístas. Deus está observando. Seus propósitos a respeito de Seus súditos rebeldes se cumprirão. O mundo não foi entregue às mãos dos homens, embora Deus esteja permitindo que os elementos de confusão e desordem dominem por algum tempo. Um poder de baixo está atuando para desenvolver as últimas grandes cenas do drama - Satanás apresentando-se como Cristo e atuando com todo o engano da injustiça naqueles que se estão unindo em sociedades secretas. Os que estão cedendo à paixão por confederar-se, ESTÃO EXECUTANDO OS PLANOS DO INIMIGO. A causa será seguida pelo efeito." (E. G. White, Maranata, pág. 136)


Related Posts with Thumbnails