terça-feira, 17 de novembro de 2009

Encontro de religiões

Colônia, 16 nov (RV) – Realizou-se na semana passada em Colônia a VIII edição do Encontro das Religiões, por ocasião do Dia das Religiões celebrado dia 12 último em toda a Alemanha. Os representantes das religiões judaica, cristã e islâmica auspiciaram uma intensificação do diálogo inter-religioso: “Todas as comunidades são chamadas a uma nova sinceridade no diálogo”, lê-se na declaração final divulgada neste fim de semana. Tal comportamento implica “a disponibilidade a escutar perguntas críticas e a considerar si mesmos de modo crítico”.

Estavam presentes no encontro, pela Igreja Católica, o bispo auxiliar de Hamburgo, Dom Hans-Jochen Jaschke, pela Igreja Evangélica, o bispo de Land de Assia Martin Hein e pelos islâmicos, Burhan Kesici do Conselho islâmico. Presentes ainda representantes da Igreja Ortodoxa e dos Ba’hais.

Os representantes das religiões foram concordes em condenar o eventual recurso à violência e à manipulação em relação às pessoas que desejam mudar de religião. “Todas as confissões devem empenhar-se pelo direito à liberdade de religião”, destaca o documento. O diretor da mesa redonda da Religiões na Alemanha, Franz Brendle, que há anos organiza o encontro, afirmou que “das religiões devem vir estímulos ao processo de integração”. O documento final será discutido durante o Dia Ecumênico das Igrejas de Munique, em 2010.

Fonte - Radio Vaticano

Nota DDP: Veja também "Ecumenismo não tem nada a ver com sincretismo".


Related Posts with Thumbnails