segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Vaticano e Igreja anglicana reiteram vontade de consolidar relações

Cidade do Vaticano, 21 Nov (Lusa) - O Papa Bento XVI e o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, reiteraram hoje a vontade comum das Igrejas católica e anglicana de consolidar as relações ecuménicas entre ambas.

A Santa Sé informou em comunicado que Bento XVI recebeu em audiência privada o arcebispo de Canterbury, num primeiro encontro entre ambos desde que o Vaticano manifestou intenção de abrir as portas da Igreja católica aos anglicanos.

A reunião entre o Papa Ratzinger e o arcebispo de Canterbury estava programada desde antes de 20 de Outubro, quando a Santa Sé anunciou a aprovação de uma Constituição Apostólica (de alta instância) para permitir a entrada de anglicanos, que prevê a ordenação como padres católicos de eclesiásticos anglicanos já casados.

Fonte - Expresso

Nota DDP: Veja também "Autoridade vaticana explica que a passagem dos anglicanos é fruto de autêntico ecumenismo". Destaque:

O Cardeal Kasper manifestou que o ecumenismo não é uma "opção" que a Igreja pode aceitar ou rechaçar mas que "é nosso sagrado dever".
"O ecumenismo não é um apêndice de nossas obrigações pastorais ou um artigo de luxo. Os princípios do decreto do Concílio Vaticano II 'Unitatis redintegratio', quer dizer o ecumenismo na verdade e amor são validos também para o futuro. Este decreto é a Carta Magna de nossa viagem ecumênica para o futuro", explicou.


Ainda "Superar separação entre fé e cultura para evangelizar melhor".


Related Posts with Thumbnails