segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Número de mortos pelo furacão Ida chega a 124 em El Salvador

O número de mortos pelos estragos causados pelo furacão Ida chega a 124 em El Salvador, nesta segunda-feira. Cerca de 60 pessoas estão desaparecidas e 7 mil foram evacuados. Os ventos ganharam força no Caribe, perto da Península de Yucatán, e avançavam em direção ao Golfo do México, informou o Centro de Furacões dos Estados Unidos. O Estado de Louisiana já declarou emergência.

As fortes chuvas remanescentes do furacão provocaram deslizamentos de terra e inundações, em El Salvador. O governo declarou estado de emergência em cinco departamentos do país. Três rios em diferentes áreas transbordaram.

O ministro do Interior salvadorenho, Humberto Centeno, disse que o número de vítimas poderá aumentar, já que os agentes do resgate se dirigiam às regiões mais atingidas pelos deslizamentos de terra e inundações.

Os ventos máximos sustentados do Ida, que alcançou a categoria de furacão na noite do sábado, aumentou para 160 km por hora. O fenômeno atingiu a América Central nesta semana, deixando milhares de desabrigados, e neste domingo estava previsto passar pelo canal de Yucatán, que separa a península de mesmo nome do extremo oeste de Cuba.

Ainda não havia planos para retirar turistas do famoso balneário de Cancún, no estado mexicano de Quintana Too, mas moradores de zonas mais baixas estavam sendo levados a albergues.

O governador do Estado americano de Louisiana, Bobby Jindal, declarou estado de emergência para mobilizar recursos e preparar-se para a chegada do furacão Ida, que está previsto para atingir os Estados Unidos na terça-feira. A Guarda Nacional do Estado está em alerta, com uma atenção especial aos diques e às regiões desprotegidas do litoral.

Fonte - Terra


Related Posts with Thumbnails