O primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Loekke Rasmussen, pediu nesta terça-feira que líderes mundiais cheguem a um acordo concreto na reunião sobre o clima que ocorrerá em dezembro em Copenhague, capital do país.
A reunião irá discutir um substituto para o Protocolo de Kyoto, na tentativa de combater as mudanças climáticas. Entretanto, no domingo, líderes da Apec (Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico, grupo que reúne países da região) - incluindo Estados Unidos e China - decidiram adiar a definição de um acordo mundial sobre o clima para o ano que vem.
Segundo Rasmussen, o acordo a ser alcançado em Copenhague “deve ser concreto e vinculante para os países que têm obrigação de cumprir metas”.
O premiê dinamarquês também disse desejar que delegados internacionais coloquem “números na mesa” no tocante a quanto esperam reduzir em termos de emissões.
"Copenhague não deve ser uma pequena parada (nas discussões), como alguns dizem", afirmou.
Também nesta terça-feira, o presidente americano, Barack Obama, pareceu sugerir que um acordo como o sugerido por Rasmussen seja possível em Copenhague.
"Nosso objetivo não é um acordo parcial ou uma declaração política, mas um acordo que cubra todos os itens das negociações e que tenha efeito operacional imediato", disse ele em Pequim, após encontro com o presidente chinês, Hu Jintao.
Fonte - BBC
Nota DDP: Ver também "Obama quer acordo 'operacional' em Copenhague".