segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Vaticano: Cooperação global na área ecológica

Nova York, 09 nov (RV) - O observador permanente da Santa Sé na ONU, arcebispo Celestino Migliore, proferiu um novo discurso na última terça-feira, em Nova York, ainda no contexto da 64ª sessão da Assembleia Geral da ONU. Desta vez, o tema foi a “Promoção de fontes de energia novas e renováveis”.

“A questão relativa à energia, renovável e não-renovável, é hoje uma questão chave para a comunidade internacional e exige a identificação de uma estratégia energética duradoura e global” – afirmou, explicando que “tal estratégia deve enfrentar as necessidades a curto e longo prazo, assegurando segurança energética, defesa da saúde e do meio ambiente e a instituição de compromissos concretos para enfrentar os problemas da mudança climática”.
...
A conclusão do arcebispo se resume na necessidade da cooperação pluridimensional que coloque a gestão humana dos recursos da terra no centro dos esforços individuais, nacionais e internacionais, para enfrentar as causas e consequências das mudanças climáticas: “Através da firmeza dos objetivos e da compaixão pelo próximo, seremos capazes de promover um planeta no qual o desejo de cuidar da terra não seja consequência do medo, e sim sinal do desenvolvimento pessoal e econômico a longo prazo”.

Fonte - Radio Vaticano

Nota DDP: Ver também "UE se mostra pessimista sobre acordo global em Copenhague". Destaque:

Sobre a possibilidade de adiamento da cúpula devido ao fato de que as partes não estão prontas para a determinação de um acordo ambicioso em dezembro, o negociador da Comissão Europeia descartou a possibilidade e ressaltou a necessidade da adoção de medidas a partir de 1º de janeiro de 2010.


Related Posts with Thumbnails