segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Greenpeace pede a Obama que lidere a mudança climática

PEQUIM - Às vésperas da chegada do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à China, a ONG Greenpeace pediu ao governante americano nesta sexta-feira, 13, em Pequim "sua liderança imediata" com relação aos temas da mudança climática, um dos principais assuntos que serão tratados na capital chinesa na próxima semana.

Segundo a organização, "as peças para conseguir um forte acordo estão sobre a mesa, no entanto, ainda falta a liderança dos EUA em todas as questões importantes, incluindo a contaminação de carbono". "A popularidade de Obama no cenário mundial não está à prova de balas e por isso ele deve participar mais ativamente", no que se refere à mudança climática, disse Kyle Ash, do Greenpeace.

A organização acusou o presidente dos Estados Unidos "de ficar calado, enquanto seus negociadores obstruem o andamento de um dos mais importantes acordos da época". "Os EUA falharam ao não se comprometerem quanto à redução drástica de suas emissões, e no financiamento econômico dos países em desenvolvimento para prevenir e adaptar-se às mudanças climáticas", sentenciou o Greenpeace.

A associação ainda reiterou que "Obama tem a autoridade e as ferramentas necessárias para avançar nas propostas da legislação americana". "Internacionalmente, os Estados Unidos devem apoiar que os países industrializados reduzam as emissões entre 25% e 40% em 2020 com relação a 1990 para que o aquecimento global não supere os dois graus", acrescentou.
...
Fonte - Estado


Related Posts with Thumbnails