sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O americano tranquilo

O presidente Barack Obama está prestes a anunciar que enviará reforços para o Afeganistão e confirmou presença na reunião sobre mudança climática em Copenhague.

Essas atitudes mostram como Obama conduz as relações exteriores. Muitos dizem que o presidente norte-americano está conquistando uma reputação de alguém que pode ser pressionado. As tentativas de diálogo de Obama são sempre vistas com ambiguidade ou desprezo. Nas próximas semanas ele pode mudar essa impressão aceitando um acordo climático. Ou então pressionando o Irã a negociar seu programa nuclear antes do final do ano. Ele poderia concordar em acabar com as armas nucleares ou convencer os palestinos e o primeiro ministro de Israel a conversarem. Todas essas atitudes poderiam transformar Obama em o presidente da política exterior.

Caso não aconteça nenhum avanço, Barack Obama pode ser visto como fraco e sonhador. Ele mesmo reconheceu esse risco durante um discurso onde disse “Regras são obrigatórias. Violações precisam ser punidas. Palavras precisam significar alguma coisa”.

Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP: Ver também "UE se mostra satisfeita com presença de Obama em Copenhague" e "Greenpeace pede a Obama, Lula e Sarkozy acordo sobre clima".


Related Posts with Thumbnails