quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O pior está por vir

O economista Nouriel Roubini, que ficou famoso por prever o estouro da bolha do mercado imobiliário, que redundou numa crise financeira mundial, assina artigo pessimista sobre a situação do emprego no país.

As condições do mercado de trabalho nos Estados Unidos são terríveis e ficarão ainda piores.

A perda de 200 mil postos de trabalho em outubro é melhor que os 700 mil empregos que desapareceram em janeiro, mas a taxa atual ainda é mais alta do que o da última recessão, quando a média era de 150 mil por mês.

Mesmo após o fim das últimas recessões de 2001 e de 1991, os empregos continuaram a desaparecer durante um ano e meio. Isso significa que a situação atual pode começar a melhorar no final de 2010. Muitas empresas estão pedindo para os empregados trabalharem menos, aceitarem salários mais baixos e tirarem licença. Essas horas a menos equivalem a 3 milhões de empregos, além dos 7.5 milhões de postos formais que já não existem mais. Vagas em construção, em finanças e nas indústrias nunca mais serão recuperadas. É provável que a taxa de desemprego permaneça alta durante os próximos dois anos.

Fonte - Opinião e Notícia


Related Posts with Thumbnails