quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Líderes da ONU, França e Dinamarca apoiarão tratado de mudança climática

O presidente da França, Nicholas Sarkozy, o primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apoiarão um novo tratado sobre a mudança climática na Cúpula da Comunidade das Nações em Trinidad e Tobago na próxima semana.

O primeiro-ministro de Trinidad e Tobago, Patrick Manning, informou nesta quarta-feira (18) que Sarkozy, Rasmussen e Ban Ki-moon participarão das discussões sobre a mudança climática na cúpula que será realizada em 27 ao 29 de novembro nesta ilha caribenha.

Os chefes de Estado e de governo do mundo se reunirão em Copenhague em dezembro na conferência sobre mudança climática e discutirão um novo acordo que substitua ao Protocolo de Kioto, que expira em 2011.

O tema faz parte da agenda da Conferência de Chefes de Estados-membros da Comunidade das Nações à qual confirmaram sua assistência 40 dos 51 integrantes.

A Comunidade das Nações é uma associação voluntária de mais de 50 estados soberanos que, com a exceção de Moçambique, compartilham laços históricos com o Reino Unido, a antiga metrópole colonial.

É uma organização através da qual países com diversos antecedentes sociais, políticos e econômicos cooperam em um marco de valores e objetivos comuns da Declaração de Princípios da Comunidade das Nações assinada em Cingapura o 22 de janeiro de 1971 e ratificada pela Declaração de Harare de 1991.

Fonte - Folha

Nota DDP: Assunto com maior capacidade de polarizar atenções, impossível. O número de reuniões neste tema só deve se rivalizar com as de tendência ecumênica na religião, não por acaso, lógico. Neste sentido, veja também "Clima é mais urgente que solução política no Tibete, diz Dalai Lama". Destaque:

"Mas danos à ecologia, ano a ano, continuam acontecendo, então realmente precisamos de estudos sérios e precisamos ter um plano de proteção ambiental. Isso é muito, muito importante".


Related Posts with Thumbnails