quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Cardeal Rouco recorda que a crise não se supera só com medidas econômicas

MADRI, 24 Nov. 09 / 01:53 pm (ACI/Europa Press).- O Arcebispo de Madrid e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Cardeal Antonio María Rouco Varela, manifestou que a crise econômica não se supera apenas com medidas técnicas de ordem econômica.
...
Entre as medidas que propõe, encontra-se o "grande objetivo de proteger o primeiro capital social, que é o ser humano mesmo, a pessoa". Neste sentido, afirmou que a prioridade é o acesso ao trabalho por parte de todos e a advertência de que "reduzir o nível de tutela dos direitos dos trabalhadores impede de consolidar um desenvolvimento verdadeiro".

Assim, o Cardeal se referiu ao término de "ecologia humana" para recordar novamente as palavras do Papa em sua última encíclica: "Se não se respeita o direito à vida e à morte natural, se a concepção se tornar artificial, a gestação e o nascimento do homem, se sacrificarem embriões humanos à investigação, a consciência comum acaba perdendo o conceito de ecologia humana e da ecologia ambiental".

Finalmente e à luz do que foi anteriormente dito, qualificou de "contradição" que se peça às novas gerações o respeito ao meio ambiente, "quando a educação e as leis não as ajudam a respeitarem a si mesmas”.

Fonte - ACI Digital

Nota DDP: Traduzindo: 1) Dentre outras prioridades, é necessário se preservar o descanso do trabalhador (Leia-se domingo). 2) O meio ambiente deve ser tutelado por leis mais severas (Leia-se menos liberdade). Ver ainda "Vaticano pede "novo humanismo" para combater lógica capitalista".


Related Posts with Thumbnails