sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Liberdade Religiosa – “Até quando?” - III

II - PARA DEUS (2ª Parte)

Muito se tem ouvido falar - notamente em nosso tempo - onde há uma explosão de vertentes ideológicas, sobre a liberdade de crença.

Como visto em considerações anteriores, ao passo em que para os homens a liberdade religiosa se estabeleça no direito de crer ou deixar de crer nas formas e condições que melhor convierem ao homem, para Deus há livre arbítrio para escolher ou não seguí-Lo, uma vez que inexiste “liberdade religiosa” que permita se escolher o caminho para a eternidade.

Da observação destas duas vertentes, encontramos o direcionamento que deve nortear o caminho do Adventista do Sétimo Dia, tanto na forma de se adequar às leis temporais, quanto no empreender a missão que Deus confiou ao povo dos últimos dias:

"A questão da liberdade religiosa é muito importante, e deve ser tratada com grande sabedoria e discrição. A menos que isso se faça, há o perigo de pelo nosso próprio procedimento trazermos sobre nós mesmos uma crise, antes de para ela estarmos preparados. O peso de nossa mensagem deve ser: "Os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." Apoc. 14:12. Devem nossos irmãos ser aconselhados a agir de maneira que não desperte e provoque as autoridades constituídas, de modo que façam mudanças capazes de limitar a obra, e nos impedir de proclamar a mensagem em diferentes localidades. Precisamos mais da atuação do Infinito, e muito menos confiança nos instrumentos humanos." (Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 219/220)

A liberdade religiosa tal como entendida pela orientação profética, é o meio necessário para que a mensagem de Deus continue sendo pregada até que venha o fim. Não portanto para resolver nossas pequenas causas temporais, não portanto para conceder-nos qualquer tipo de conforto nos sistemas deste mundo, mas para que a verdadeira liberdade, Cristo, seja apresentado para um mundo a perecer.

O direito a ser defendido portanto, a todo custo, é o de poder continuar pregando a verdade. Tal verdade é imprescindível para que todo o aparato de comunicação do Evangelho possa ser implementado e esteja disponível para a operação do Espírito, levando-o até os confins desta Terra, para que o fim venha, segundo vaticinado pelas próprias Escrituras:

"E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim" (Mt.24:14)

Pregar o Reino Eterno, não construir um “reino”. Este é o chamado de Deus para os Adventistas do Sétimo Dia e para todo o sincero adorador do Senhor. Em não se observando esta tão simples diretiva, haveremos de nos deparar com uma dura realidade que nos aguarda:

"O trabalho que a igreja tem deixado de fazer em tempo de paz e prosperidade, terá de realizar em terrível crise, sob as circunstâncias mais desanimadoras, proibitivas." (Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 164)

A nossa “resistência” deve ser empreendida de tal forma que não nos misturemos a suplicar ao poder temporal aquilo somente Deus pode nos conceder. As “armas” dos Filhos de Deus não estão nas casas legislativas, onde somos orientados a não buscar a solução de nossas necessidades:

"Toda lei civil tem o poder da espada sobre si. É seu direito fazer vigorar a lei, então, é seu direito executá-la. Ao negar à Igreja o poder da espada, Jesus, portanto, proibiu-a de pedir ao estado leis que forcem as crenças religiosas e a sua observação. (Liberdade Religiosa, p. 5)

As “armas” dos Filhos de Deus se constituem da oração intercessórias, pregação do Evangelho e amor sacrifical pelos irmãos. Estes componentes abrirão as Portas do Céu em nosso favor.

Não por outro motivo, Jesus fixou:

"O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus;
mas agora o meu reino não é daqui."
(Jo 18:36)

Se teremos um tempo de “terrível crise”, para se completar o que estamos deixando de fazer em “tempo de prosperidade”, onde estaríamos no relógio profético para que esta realidade venha a se consumar? O tempo e a hora é certo que ninguém sabe, mas podemos “observar a figueira” e perceber o que mundo vem preparando para estes dias? É o que veremos na parte final destas linhas.

Parte 1
Parte 2
Parte 4



Related Posts with Thumbnails