terça-feira, 10 de novembro de 2009

Acordo com Vaticano é arma para conter avanço sobre católicos

Negociado há décadas, o acordo entre os governos brasileiro e do Vaticano, que o Senado acaba de aprovar, oferece um escudo aos petistas contra a ofensiva da pré-candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva (AC), na base católica em que o partido se julgava hegemônico.
...
Aprovado no Senado no dia 7 deste mês, o documento, na prática, pouco altera a relação entre o governo e a instituição. Mas, alerta Rudá, configura-se como um gesto certeiro do pragmatismo lulista, na busca por uma reaproximação com a Igreja Católica, cuja relação passou sucessivos desgastes ao longo dos oito anos de seu governo: "É a senha de um acordo de cúpula. Disciplinará a oposição e a resistência das organizações pastorais mais progressistas".
...
Frei Josaphat argumenta que o documento não tem a intenção de contemplar os pedidos das comunidades de base. "É uma obra da diplomacia, um tratado de natureza jurídica. Uma formalização de costumes, que se dá por coincidência de interesses das duas partes. Sempre que haja na atividade religiosa necessidade de respaldo jurídico, o acordo estará lá para isso".

O cientista político Dermi Azevedo, da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo, atribui o esforço da cúpula da Igreja Católica em aprovar o acordo à necessidade desta firmar território em um país cujos índices de migração de católicos que aderem ao pentecostalismo é cada vez maior: "Não há grandes personagens, notáveis publicamente, na Igreja Católica hoje. A reação é clara, nunca se falou tanto na possibilidade de termos santos brasileiros. É preciso alimentar o simbolismo. O acordo é parte desse jogo de estratégia".
...
Fonte - Ministério do Planejamento

[Colaboração - Tarcisio Gusmão]


Related Posts with Thumbnails