sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A Oração do Pai Nosso e o Sábado

Exposição de motivos: Ouvindo um sermão sobre a oração do Pai Nosso e, na parte em que se analisava qual o sentido real da petição "o pão nosso de cada dia nos dai hoje", o pregador chegou a cinco motivos para que seja entendido como espiritual o sentido primário do quanto ensinado por Jesus neste particular, surpreendendo-me sobremaneira o quinto motivo explicitado, que passo a transcrever:

Eu pesquisei e encontrei Joaquim Jeremias, que nos disse que Jesus orou em aramaico e não em grego, nem em hebraico e muito menos em português. Jesus orou em aramaico e a tradução de “o pão nosso de cada dia nos dá hoje”, a melhor tradução seria de fato “o pão de amanhã, nos dá hoje”, numa alusão explícita ao maná, no deserto, quando o povo colhia na sexta-feira o pão do Sábado.

Ora, o que é o Sábado? É um símbolo do céu. Que é o Sábado? É um símbolo do nosso descanso, de nossa provisão plena. O que é o maná? É um símbolo do Pão que desce do céu. O que é o maná que o povo de Israel comeu no deserto? É o símbolo do Pão da Vida, que é Jesus.

Em síntese: Se Jesus está nos ensinando a pedir e, se você quiser anotar uma sugestão de tradução, eu diria que Ele está dizendo o seguinte: “Pai nosso que estais nos céus, nós sabemos que haverá um dia quando estaremos no Teu 'descanso' para toda a eternidade e definitivamente, estaremos supridos em absoluto, e o que nós queremos te pedir hoje, é que esse descanso que teremos amanhã, o Senhor nos dê hoje. E nós sabemos que só estaremos absolutamente satisfeitos, não quando comermos o pão de trigo, mas quando comermos do Pão da Vida, o Pão da Vida que é mediado em nossos corações pelo Teu Espírito Santo”.

[...]“Pai nosso que estais nos céus, a comunhão com o Teu Filho Jesus que teremos amanhã, que o Teu Espírito Santo nos dê esta comunhão hoje. Que a presença plena de Jesus, que desfrutaremos no descanso eterno, seja vívida, mediada pelo Teu Espírito Santo hoje. Nós queremos este Pão, nós não queremos andar com fome, nós não queremos andar em busca de algo, sempre em busca de mais alguma coisa, para matar a nossa fome.”

[...]O que Jesus nos ensina aqui é que possamos comer de Sua carne e beber do Seu sangue e nos satisfazermos na dimensão última da nossa existência, que não é física, não é psíquica, não é emocional, mas é espiritual.
(Pr. Ed René Kivitiz – Igreja Batista da Água Branca)

Louvado seja o nome de Deus, porque Ele já nos deu o Pão da Vida.
Louvado seja o nome de Deus, porque Ele já nos deu o Descanso Eterno.
E já podemos desfrutar destas realidades hoje, no estudo da Bíblia e no descanso sabático, guiados pelo Espírito do Senhor.

ET: O Pr. Ed René não é sabatista, o que se assevera apenas para que eventualmente não se entenda, equivocadamente, que este irmão que pessoalmente muito admiro, estivesse aqui a ratificar a doutrina do Sábado, tal como entendida pelos Adventistas do Sétimo Dia.


Related Posts with Thumbnails