quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Obama: dívida alta pode levar EUA a nova recessão

PEQUIM - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez nesta quarta-feira seu mais duro alerta sobre a necessidade de conter os déficits do país, dizendo que, se a dívida do governo aumentar demais pode levar a economia de volta à recessão.

Com o desemprego a 10,2%, Obama disse à Fox News que seu governo enfrenta a delicada tarefa de tentar impulsionar a economia e o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, reduzir o déficit.

O governo está considerando formas de acelerar o crescimento, sendo que medidas tributárias estão entre as opções para dar incentivos às empresas para contratarem, acrescentou ele.

"É importante reconhecer que se elevarmos a dívida, mesmo no meio da recuperação, em algum momento as pessoas podem perder a confiança na economia norte-americana, o que pode levar a uma nova recessão", afirmou o presidente americano na entrevista ao canal.

Fonte - O Globo

Nota DDP: Sem a intenção de fixar parâmetros em um assunto que nos é estranho, economia; ressalvando ainda o caráter ideológico da fonte, sugiro a leitura de "Os Estados face às três opções brutais de 2010". Destaque:

Neste GEAB nº 39, nossa equipe tenta, como a cada mês, antecipar as principais evoluções a fim de que cada um, pessoalmente ou nas suas funções, possa preparar-se melhor para o contexto muito difícil do ano 2010: o ano em que as receitas do mundo de ontem mostrarão definitivamente a sua ineficácia para impedir a crise sistémica global.

Atualizando. Outras considerações no tema em "Economia dos EUA está mais fraca do que parece". Destaque:

Assim, embora os EUA possam ter chegado tecnicamente ao fim de uma severa depressão, a maior parte do país continua a enfrentar uma quase depressão. Pouco admira, portanto, que não muitos norte-americanos acreditem que aquilo que caminha como pato e grasna como pato seja na verdade a fênix da recuperação.


Related Posts with Thumbnails