segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A cada dia, um britânico é filmado em média 300 vezes

As câmeras de segurança invadiram a Grã-Bretanha há quinze anos. Nenhum outro país do mundo possui tantas delas. Segundo estimativa realizada, sete anos atrás, a partir da contagem do número de câmeras instaladas em duas ruas londrinas, seriam 4,2 milhões em todo o Reino Unido, ou seja, uma para cada 14 habitantes. Em média, um britânico é filmado 300 vezes ao dia.
...
Algumas opiniões denunciam o advento de uma "sociedade de vigilância", a exemplo de um grupo de trabalho da Câmara dos Lordes em maio. Ou de Richard Thomas, o comissário para a Informação. Mas a opinião pública é amplamente favorável aos CFTV. Entretanto, sua eficácia na luta contra a criminalidade não foi provada até hoje, ainda que a polícia lembre regularmente que eles foram úteis nas investigações sobre os atentados terroristas de julho de 2005 ou sobre o assassinato por envenenamento do ex-espião russo, Alexander Litvinenko, em 2006.

Assim, em setembro, a Scotland Yard reconheceu que em 2008, em Londres, cerca de 1 milhão de câmeras só ajudaram a resolver menos de 1000 delitos. Todos os meses, os CFTV da capital ajudam, em média, a deter 8 ladrões em um total de 269, esse número sendo a única estatística disponível. Em maio, um outro estudo encomendado pelo ministério do Interior concluía que eles se revelam eficazes nos estacionamentos. Sobretudo se estes forem bem iluminados e vigiados por seguranças. Para o resto, os 500 milhões de libras gastos pelas autoridades públicas entre 1996 e 2006 para instalar os CFTV não serviram de grande coisa.
...
Fonte - UOL


Related Posts with Thumbnails