segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Estudo revela que o degelo começa a atingir Antártida Oriental

O aquecimento global começou a atingir a Antártida Oriental, uma vasta região do Continente Branco que conservava até agora um particular "status quo" que a mantinha resguardada do degelo polar.

A poucos dias da conferência em Copenhague sobre mudança climática, esta descoberta publicada neste domingo pela revista "Nature" aumenta a pressão sobre os líderes de todo o mundo para que ponham um freio ao aquecimento global, que parece avançar mais rápido do que se pensava.

Um grupo de trabalho da Universidade do Texas (EUA) dirigido pelo professor Jianli Chen observou que a camada de gelo da plataforma antártica oriental, na qual se encontra a maioria das geleiras do planeta, começou a perder espessura em 2006, seguindo a esteira da zona ocidental do continente.
...
Fonte - G1

Nota DDP: Ver ainda "Desgelo gerará 28 bilhões de dólares em danos nas cidades litorâneas". Destaque:

"...os países industrializados deverão reduzir suas emissões de dióxido de carbono (CO2) em 40% até 2020, estima a organização, que exorta os governos que participarão da cúpula sobre o clima da ONU, que será realizada no próximo mês em Copenhague, a adotar "um acordo ambicioso e vinculante" para substituir o Protocolo de Quioto, que expira em 2012."


Related Posts with Thumbnails