quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Liberdade Religiosa – “Até quando?” - II

II - PARA DEUS (1ª Parte)

Em relação a Deus, a Liberdade Religiosa se estabelece em uma de duas possibilidades: confessá-Lo ou negá-Lo. Como seres criados à imagem e semelhança do próprio Criador e, neste contexto moralmente livres, o Senhor nos conferiu a dádiva do livre arbítrio:

“E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gn 2:16-17)

Isso não quer dizer que Deus permite que escolhamos entre Ele e “outros deuses”, até pela inexistência destes últimos, mas que nos é disponibilizada a prerrogativa de aceitá-Lo ou rejeitá-Lo, ativa ou passivamente, sendo Ele próprio o responsável pela iniciativa deste convite ao relacionamento:

“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta,
entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Ap 3:20)

Ao ser humano criado e caído, longe do convívio do Seu Criador pela existência do pecado e destinado à morte, é realizado o maravilhoso convite de abrir as portas de sua existência para a salvação que lhe concede vida. Mais uma vez, assim como em relação aos dotes conferidos pela criação, a liberdade de aceitar o convite para a vida eterna continua nos domínios do homem.

Mas existe outro caminho viável para o homem, que não a abertura da porta? Vejamos mais uma vez o que dizem as Escrituras:

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida;ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo 14:6)

Deus portanto concede ao homem livre arbítrio para escolher entre a vida e a morte, mas em última instância, o Senhor não nos concedeu liberdade religiosa, uma vez que somente há “o” caminho, “a” verdade e “a” vida. O uso do artigo definido é simplesmente inequívoco. Não há outro meio, não há outra possibilidade e não há outra alternativa.

Jesus é a única opção para que possamos nos reconectar ao Doador da vida e, através do Seu conhecimento, ter a verdadeira liberdade:

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo 8:32)

O exercício de abertura da porta ao Doador da vida, leva o ser humano ao único conhecimento que realmente lhe traz liberdade. E esse conhecimento se resume no nome de uma pessoa: Jesus.

Temos apenas uma de duas opções: Vida ou morte. Tal condição não se estabelece por qualquer tipo de arbitrariedade por parte do Senhor Deus, mas decorre da impossibilidade do Eterno negar-se a Si mesmo.

O Senhor é a própria vida e na sua condição de Criador e Mantenedor de todas as coisas, impossível se faz que possamos viver sem aceitar o convite de estarmos em comunhão com Ele:

“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenhoproposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (Dt 30:19)

Escolhe pois a vida, diz o Senhor.

Não é um convite simples da parte de Deus. A manutenção desta possibilidade custou a vida do Senhor Jesus na cruz do Calvário, custou o abandono temporário de Seu Trono de Glória para vir sofrer na mão do pecador, mas é a maior prova de Sua infinita Misericórdia e maravilhosa Graça.

Não é uma escolha fácil por parte do pecador. Aceitar o convite à salvação implica automaticamente na renúncia do eu, no abandono das práticas comuns ao mundo subjugado pelo mal, mas implica no recebimento da maior dádiva que o infinito poderia nos conceder, a vida Eterna.

O que vem então a seguir?

No próximo texto poderemos ver o propósito de Deus em nos conceder liberdade em Cristo e, principalmente, quais são as orientações do Senhor acerca do que seja, além do para que serve, a chamada liberdade religiosa.

Parte 1
Parte 3
Parte 4



Related Posts with Thumbnails