terça-feira, 24 de novembro de 2009

Vaticano pede "novo humanismo" para combater lógica capitalista

Roma - O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, disse hoje que é preciso adoptar "um novo humanismo" para conter a ideologia capitalista de acumulação e evitar futuras crises económicas.

"Você começa a ser rico para ser mais rico. É a lógica destrutiva do ilimitado, em que não há limite, não há sentido", ponderou o religioso, ao discursar durante a abertura do ano académico da Universidade Europeia de Roma.

O ministro italiano da Economia e das Finanças, Giulio Tremonti, estava presente. Segundo o secretário de Estado do Vaticano, uma visão justa do capitalismo deveria garantir uma "vida boa" para todos.

Bertone reiterou que os motivos causadores da "actual crise financeira são consequências da insustentabilidade de comportamentos que destroem os equilíbrios que regem a manutenção da sociedade e suas possibilidades de desenvolvimento".

"Tal insustentabilidade não é resultado de uma patologia do sistema. Na verdade, é fruto de uma exasperação de sua lógica: a lógica do capitalismo e da acumulação, a qual, por natureza, é ilimitada", defendeu o cardeal.

Para o religioso, a melhor saída para combater esta ideologia é a imposição de limites e ética, a fim de retardar os movimentos especulativos de capital e introduzir medidas de moralidade.

"É necessário que os Estados intervenham onde estão sendo demonstradas as maiores distorções dos mercados, na marginalização das áreas geográficas periféricas, nas classes sociais mais fracas e nas economias menos competitivas", disse Bertone.

Fonte - Angola Press

Nota DDP: A cargo de uma nova crise se levantando, a manifestação é bem oportuna.


Related Posts with Thumbnails