terça-feira, 10 de novembro de 2009

Com os anglicanos, abre-se “um novo caminho” para a unidade dos cristãos

O sentido da constituição apostólica para fiéis que regressam à comunhão plena

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 9 de novembro de 2009 (ZENIT.org).- A constituição apostólica “Anglicanorum coetibus”, sobre a instituição de ordinariados pessoais para os anglicanos que ingressem na plena comunhão com a Igreja Católica, constitui “um novo caminho para a promoção da unidade dos cristãos”.

Foi o que assegurou Bento XVI hoje, em um comunicado emitido pela Santa Sé, na publicação do documento, que aparece acompanhado pelas “Normas complementares” emitidas pela Congregação para a Doutrina da Fé, que servirão a sua reta aplicação.

A novidade da constituição, segundo esclarece a nota vaticana, consiste na introdução de “uma estrutura canônica que facilita essa reunião corporativa mediante a instituição de ordinariados pessoais”, que permitirão a grupos anglicanos entrar em comunhão plena com a Igreja Católica, “conservando ao mesmo tempo elementos específicos do patrimônio espiritual e litúrgico anglicano”.

“Esta constituição apostólica abre um novo caminho para a promoção da unidade dos cristãos, reconhecendo ao mesmo tempo a legítima diversidade na expressão de nossa fé comum”, afirma a Santa Sé.

“Não se trata de uma iniciativa que tenha tido origem na Santa Sé –esclarece–, mas de uma resposta generosa do Santo Padre à legítima aspiração destes grupos anglicanos”.

“A instituição desta nova estrutura marca-se na plena harmonia com o compromisso a favor do diálogo ecumênico, que continua sendo prioritário para a Igreja Católica”, sublinha a nota vaticana.

A Santa Sé indica que “a possibilidade prevista na constituição apostólica da presença de alguns clérigos casados nos ordinariados pessoais não significa de nenhuma maneira uma mudança na disciplina da Igreja acerca do celibato sacerdotal”.

“Este, como afirma o Concílio Vaticano II, é sinal e ao mesmo tempo estímulo da caridade pastoral e anuncia de forma resplandecente o Reino de Deus”, acrescenta, citando o número 1579 do Catecismo da Igreja Católica.

A Santa Sé acompanhou a publicação da “Anglicanorum coetibus” e das “Normas complementares” com um comentário do sacerdote Gianfranco Ghirlanda S.J., reitor da Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma, em que afirma que esta promulgação assim como o processo que dará origem “marcam um tempo de ação do Espírito”.

Como explica o prestigioso canonista italiano, a constituição apostólica é essencial, pois institui "uma estrutura canônica flexível, dado que se pode prever que os decretos de criação dos diferentes ordinariados terão em conta a situação particular dos diversos lugares".

E conclui: "como o Espírito Santo guiou o trabalho preparatório desta constituição apostólica, assim dará sua assistência na aplicação da mesma".

Fonte - Zenit

Nota DDP: Como já assinalado anteriormente, este documento viabiliza também o retorno das "outras igrejas cristãs mais solidamente implantadas", como as derivadas da reforma.

Veja também "Primeira reação à publicação de “Anglicanorum coetibus”".


Related Posts with Thumbnails