quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ecumenismo: unidade, mas respeitando as diferenças

MINSK, quarta-feira, 11 de novembro de 2009 (ZENIT.org).- Entre as comunidades católica e ortodoxa, há diferenças históricas e de tradição. “Não queremos simplesmente apagar essas diferenças. Mas para nós, cristãos, o amor é o mandamento definitivo. Devemos estar dispostos a perdoar e superar a culpa por uma melhor compreensão dos outros”.

Foi o que afirmou o cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, durante a eucaristia celebrada na catedral da Bem-aventurada Maria, em Minsk, no domingo passado.

Com esta celebração, iniciou-se a segunda viagem do cardeal à Bielorrússia, nesta ocasião a convite do metropolita ortodoxo Filarete, acompanhado do arcebispo de Washington, cardeal Theodore McCarrick.

O motivo da viagem é manter um encontro com o metropolita Filarete e os professores do Instituto de Teologia da Universidade Estatal da Bielorrússia.

O dicastério vaticano, afirmou o cardeal Kasper, “tem cooperado com o metropolita Filarete e com o Instituto de Teologia há anos. Agora somos bons amigos e nos guia o mesmo objetivo: trabalhar juntos para alcançar a comunhão plena entre as Igrejas católica e ortodoxa”.
...
Fonte - Zenit


Related Posts with Thumbnails