terça-feira, 3 de novembro de 2009

Igreja Católica e Igreja Anglicana: mais uma surpresa?

Decisivamente o Papa Bento XVI, ao mesmo tempo em que mantém sua conhecida postura de busca da verdade, nos seus poucos anos de pontificado, já causou um bom número de agradáveis surpresas.
...
Se é verdade que a acolhida de um certo número de seguidores do Lefèvre - que havia sido excomungado pelo Papa João Paulo II por não aceitar o Concílio Vaticano II e sobretudo por haver ordenado bispos sem a devida autorização de Roma - causou impacto, não há dúvida de que o maior impacto nessa busca por reconciliação está ocorrendo agora, com a acolhida de um grande número de anglicanos. O fato de abrir as portas para um processo de adesão à Igreja de Roma, ao mesmo tempo em que surpreende deve provocar espanto por parte de um certo número de católicos.
...
De qualquer forma, não há dúvida de que essa abertura aos anglicanos que quiserem aderir à Igreja de Roma, mantendo algumas particularidades, constitui-se verdadeiro sinal dos tempos.
...
O fato, porém, é que esse primeiro passo se reveste da maior importância, não apenas em relação aos anglicanos, como também em relação a outras igrejas cristãs mais solidamente implantadas e que sempre buscaram o Caminho, a Verdade e a Vida. A nós cabe saudar com esperança esse fato histórico. Quem sabe o ecumenismo e o diálogo inter-religioso estejam fazendo mais progressos do que normalmente se pensa.

Fonte - Canção Nova

Nota DDP: Ver também "O bispo de Roma escutou nossas preocupações" e "Reformas na Igreja e espírito conciliar". Destaque:

Ninguém pode duvidar da intenção e da ação de Bento XVI que, desde o início do seu pontificado, expressou a sua fidelidade ao Concílio e a vontade de levar a bom termo, na continuidade, as reformas necessárias então previstas e os caminhos que se abriram

Passos importantes continuam a dar-se no campo do ecumenismo com os ortodoxos e as confissões protestantes, bem como no diálogo inter religioso, mormente com o judaísmo e o islamismo.



Related Posts with Thumbnails