sábado, 24 de outubro de 2026

QUEM DECIDIRÁ QUANDO UMA GUERRA É JUSTA? O VATICANO E A NOVA AUTORIDADE MORAL SOBRE OS CONFLITOS MUNDIAIS (2026.10.24)

Em uma época de guerras prolongadas, ameaças nucleares e armas controladas por inteligência artificial, a Igreja Católica volta a discutir os fundamentos morais do uso da força. O debate revela uma questão de profundo significado profético: quem terá autoridade para estabelecer os limites éticos das decisões políticas e militares?

Durante séculos, a tradição católica desenvolveu critérios para determinar quando o emprego da força militar poderia ser moralmente justificável. A chamada doutrina da guerra justa, associada especialmente a Santo Agostinho e Tomás de Aquino, procurou conciliar a preservação da paz com situações extremas em que a defesa de vidas e comunidades exigiria resistência armada.

Agora, diante de um cenário internacional marcado por conflitos persistentes, drones autônomos, inteligência artificial aplicada à guerra e arsenais capazes de produzir destruição em escala inédita, esses fundamentos voltam ao centro das discussões religiosas e políticas.

O significado dessa reflexão ultrapassa a teologia. Quando uma instituição religiosa reivindica participação no julgamento moral da guerra, ela se posiciona diante de algumas das decisões mais importantes dos Estados: quando combater, quando negociar, quais armas utilizar e sob quais condições a força poderá ser considerada legítima.

A discussão ganhou novo impulso com a encíclica Magnifica Humanitas, de Leão XIV. No documento, o pontífice considera ultrapassada a teoria tradicional da guerra justa, frequentemente utilizada ao longo da história para legitimar conflitos. Em seu lugar, propõe uma compreensão da paz fundamentada na dignidade humana, na diplomacia e em limites éticos rigorosos para o emprego da tecnologia militar.

A mudança é significativa. O Vaticano passa a questionar uma tradição que ajudou a formular durante séculos e apresenta uma orientação moral destinada a responder aos desafios de uma civilização tecnologicamente mais poderosa, porém incapaz de impedir a multiplicação das guerras.

O debate alcança diretamente os Estados Unidos. A doutrina da guerra justa foi utilizada nas discussões sobre as operações militares americanas e israelenses contra o Irã, enquanto a posição de Leão XIV provocou divergências entre lideranças políticas e setores do próprio catolicismo. Surge, assim, uma tensão particularmente expressiva entre Washington e Roma: quem deve estabelecer os fundamentos morais das decisões de uma potência militar?

Essa pergunta ganha profundidade quando examinada à luz da interpretação historicista de Apocalipse 13. A profecia apresenta dois poderes de influência mundial: o sistema político-religioso romano, representado pela primeira besta, e os Estados Unidos, identificados com a segunda. O desenvolvimento histórico dessas duas autoridades ocupa posição central na compreensão adventista dos acontecimentos finais.

A crescente atuação do papado em questões de segurança internacional revela um caminho pelo qual sua influência pode ultrapassar os limites da vida religiosa. Quando guerras ameaçam populações inteiras e novas tecnologias tornam a destruição cada vez mais impessoal, cresce a procura por referências morais capazes de orientar governos e instituições internacionais.

O próprio Leão XIV tem exercido esse papel diplomaticamente. Em 16 de outubro, durante sua recuperação de uma cirurgia, conversou com Vladimir Putin para solicitar condições que permitissem a chegada de ajuda humanitária à cidade ucraniana de Oleshky. A iniciativa demonstra como o Vaticano procura transformar sua autoridade espiritual em capacidade concreta de interlocução com os principais dirigentes mundiais.

Há uma possibilidade histórica especialmente relevante nesse movimento. Em um mundo progressivamente exausto da violência, a religião poderá ser convocada não apenas para consolar as vítimas, mas para oferecer princípios de reorganização da convivência internacional. A defesa da paz, da dignidade humana e da estabilidade social poderá ampliar a receptividade dos governos à participação de autoridades religiosas em decisões públicas.

A questão profética não está somente no crescimento da influência religiosa, mas no momento em que essa influência poderá converter-se em autoridade normativa sobre a sociedade.

Apocalipse 13 descreve uma convergência entre poder político e religioso que alcançará sua expressão máxima na imposição de exigências contrárias à liberdade de consciência. Antes desse desfecho, entretanto, a aproximação entre essas esferas poderá ocorrer por caminhos apresentados como necessários à preservação da paz, à recuperação da moralidade e à proteção da humanidade diante de ameaças globais.

O paradoxo merece atenção: quanto mais violentos se tornam os conflitos, maior pode ser o prestígio de uma instituição capaz de apresentar-se como referência universal de reconciliação. E quanto mais os governos reconhecem a necessidade de fundamentos éticos compartilhados, maior pode tornar-se a influência daqueles que reivindicam autoridade para formulá-los.

Jesus advertiu, em Mateus 24:6-7, que a história seria marcada por guerras e rumores de guerras. A profecia, porém, também nos conduz a observar as respostas que a humanidade desenvolverá diante desse cenário.

O mundo procura desesperadamente uma autoridade capaz de dizer quando uma guerra é justa. A profecia nos convida a acompanhar até onde poderá chegar a autoridade daqueles que se apresentam como intérpretes da paz.

O Vaticano está reformulando sua linguagem moral para uma era de armas inteligentes, conflitos prolongados e instabilidade internacional. Ao mesmo tempo, amplia sua participação nas discussões que moldarão as decisões políticas das grandes potências.

A pergunta decisiva é se a autoridade religiosa, fortalecida pela busca mundial por segurança e reconciliação, permanecerá no campo da orientação moral ou adquirirá influência crescente sobre os mecanismos do poder civil.

A paz poderá tornar-se uma das grandes justificativas para uma nova aproximação entre religião e Estado.

Não é sobre prever eventos. É sobre entender o ambiente.

Fontes: The Atlantic — 16/10/2026 · Vaticano — Magnifica Humanitas, §§ 192–198 · Reuters — 16/10/2026.

Related Posts with Thumbnails