A luta contra a pobreza junta hoje a Comissão Europeia e líderes religiosos do Continente, incluindo uma delegação da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia – COMECE.
Em Bruxelas, os delegados da COMECE foram recebidos por José Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia, Herman van Rompuy, Presidente do Conselho Europeu e Jerzy Buzek, Presidente do Conselho Europeu.
A integrar a delegação estão o Cardeal Péter Erdö, Arcebispo de Budapeste e Presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa - CCEE, D. Adrianus van Luyn, Presidente da COMECE, D. Stanislav Zvolenský,Arcebispo de Bratislava e Flaminia Giovanelli, subsecretária do Conselho Pontifício Justiça e Paz.
Este é o sexto encontro entre líderes religiosos e a Comissão Europeia.
No ano em que se assinala a luta contra a pobreza e a exclusão social, as instituições europeias querem comprometer-se no diálogo com líderes e comunidades religiosas com vista a alcançar medidas de integração social para os mais vulneráveis.
Um dos objectivos da estratégia da Europa até 2010 é reduzir em 25% o número de europeus expostos à pobreza e à exclusão social.
Em muitos Estados membros da União Europeia, as Igrejas e comunidades religiosas têm um grande relevo social e são “detentoras da experiência do trabalho no terreno”, manifesta um comunicado da Comissão Europeia. As instituições europeias querem por isso “encetar diálogo com os líderes religiosos” para que o objectivo da redução da pobreza seja concretizado.
Fonte - Ecclesia
Nota DDP: Veja também "UE com as religiões na luta contra a pobreza". Destaque:
“As Igrejas e as comunidades religiosas são importantes fornecedores de serviços sociais nos Estados-membros da União Europeia. Se quisermos combater a pobreza de forma eficaz, é essencial aprender com a sua longa e abrangente experiência”, disse, num encontro com 22 representantes cristãos, judaicos, muçulmanos, sikh e hindus.