As bolsas europeias operam em queda nesta segunda-feira, 7, refletindo a preocupação do mercado com a dívida da Hungria e com a baixa geração de empregos nos Estados Unidos.
O ministro da Economia húngaro, Gyorgy Matolcsy, declarou que o governo vai reduzir seu déficit orçamentário visando reverter o dano causado à sua credibilidade. A meta é reduzir as despesas para 3,8% do PIB neste ano. Ele afirmou, no entanto, que não há necessidade de criar um plano de austeridade.
A baixa geração de emprego nos Estados Unidos também afetou o mercado. Na última sexta-feira, 4, o governo norte-americano informou que foram criadas 431 mil novas vagas no país, enquanto alguns economistas previam uma leitura de 500 mil postos abertos.
Euro atinge menor valor em quatro anos
O clima de insegurança também afetou o euro, que alcançou a sua cotação mais baixa nos últimos quatro anos nesta segunda. Nas negociações pela manhã, a moeda chegou a ser cotada a menos de US$ 1,19 em Tóquio, o valor mais baixo desde março de 2006.
Fonte - Opinião e Notícia
Nota DDP: Veja também "Alemanha anuncia pacote com maiores cortes no orçamento desde a 2ª Guerra". A CBN dava conta também em noticiário veiculado ontem, que a população inglesa deve se preparar para período de mudança negativa em sua economia.