Uma tempestade solar de forte intensidade pode acontecer em maio de 2013 e causar grandes estragos ao Planeta Terra, informa a Agência Espacial Norte-americana (Nasa).
Se a previsão for confirmada, o vento solar poderá prejudicar sistemas de telecomunicações, como TV e internet, e os de energia. Os efeitos seriam 20 vezes mais intensos que os danos causados pelo furacão Katrina, que atingiu os EUA em 2005.
O reparo dos danos causados pelo fenômeno geomagnético pode levar entre quatro a dez anos. O tempo de reparação pode ser reduzido se os cientistas apontarem com exatidão quando pode ocorrer a tempestade solar.
Os pesquisadores estão preocupados com os efeitos do Sol sobre o planeta. Apesar de a estrela estar a cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra, o Sol está cada vez mais ativo e estima-se que seus efeitos sejam cada vez mais sentidos.
A Nasa prevê que se essa atividade solar continuar aumentando, as pessoas serão afetadas pelas tempestades solares da mesma maneira que são pelo clima da Terra.
Em 1859, a Terra foi atingida por tempestade solar
Uma tempestade solar, semelhante a prevista para acontecer em 2013, já aconteceu em 1859 e ficou conhecida como o “Evento Carrington”. O fenômeno causou incêndios em escritórios de telégrafos, eletrificou cabos de transmissão e produziu auroras boreais intensas.
Fonte - Opinião e Notícia