terça-feira, 11 de dezembro de 2007

EUA começam a registrar impressões de todos os dedos de estrangeiros



Medida pretende aumentar controle da imigração no país.
Coleta de todas as digitais teve início em Washington.


A partir desta segunda-feira (10), os estrangeiros que chegarem ao aeroporto internacional de Washington terão que registrar as impressões de todos os dedos das mãos, uma medida que será estendida para todo país até o fim de 2008, informou o ministério da Segurança do Interior.

"É um sistema mais seguro que vai melhorar a segurança de todo o mundo", explicou o ministro da Segurança Interna, Michael Chertoff, em entrevista à imprensa no aeroporto de Washington-Dulles.

Desde janeiro de 2004, os serviços de imigração tiram fotos e registram duas digitais de cada estrangeiro, exceto daqueles em missão diplomática, uma medida que já provoca longas filas de espera e certo descontentamento entre os viajantes.

O programa, batizado de US-VISIT, foi elaborado após os atentados de 11 de setembro para localizar as pessoas procuradas que viajam com identidade falsa, sejam supostos terroristas ou, mais freqüentemente, traficantes de drogas ou imigrantes ilegais.

Scanners

Neste ano, a maior parte dos consulados americanos foi equipada com um "scanner" especial para registrar as impressões digitais das pessoas que solicitam o visto.

Esses novos "scanners" também serão utilizados no início de 2008 nos outros aeroportos internacionais: Boston, Chicago, Detroit, Atlanta, Houston, Miami, Nova York, Orlando e São Francisco.

"Sempre tivemos a intenção de registrar dez impressões digitais, mas quando começamos em 2004, o 'scanner' que vamos utilizar não existia ainda", explicou Anna Hinken, porta-voz do US-VISIT.

Quando o viajante realizar sua primeira visita, terá que fornecer as marcas dos seus dez dedos. Nas visitas seguintes, 2 ou 4 dedos serão suficientes, precisou Hinken.

Desde o lançamento do programa, mais de 90 milhões de pessoas já tiveram suas impressões digitais registradas na fronteira americana, o que permitiu a localização de cerca de 2.000 pessoas procuradas, de acordo com o ministério.

Fonte - G1

Apocalipse 13:16
E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte, para que ninguém pudesse comprar ou vender, senão aquele que tivesse o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.
Related Posts with Thumbnails