quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Paz internacional depende da família e de uma lei comum

A mensagem do papa para a Jornada Mundial da Paz, que se celebrará em 1º de janeiro de 2008, leva por título: “Família, comunidade humana e lei moral”. Diz o papa que “Uma família vive em paz, se todos os seus componentes se sujeitam a uma norma comum: é esta que impede o individualismo egoísta e que mantém unidos os indivíduos, favorecendo a sua coexistência harmoniosa e laboriosidade para o fim comum”.

Na mensagem do papa há um forte apelo para que no ano de 2008, a partir de 1º de janeiro, a família seja restaurada ao modelo tradicional. É, segundo ele, uma das condições para a paz mundial. Um elemento que faz parte da família cristã tradicional é um dia de repouso, regulado pela lei moral. Esse elemento é a parte central da mensagem do papa, embora de forma indireta. Para buscar a solução dos grandes e graves problemas do mundo o vaticano insiste cada vez mais na santificação do domingo por meio de uma família unida, que descanse nesse dia e que participe das celebrações religiosas.

Agora, em sua mensagem para a Jornada Mundial da Paz o papa reforça a idéia de que haja uma lei moral comum a nível global. Que lei seria essa senão aquela que determina a santificação do domingo? Na medida em que as condições de vida no planeta, as condições dos negócios nacionais e internacionais degeneram, em que catástrofes se intensificam e tudo o mais está ano a ano a piorar, essa proposta começa a fazer sentido entre os políticos e empresários.

Certamente o fim vem chegando, e cada vez mais se acelera a vinda do Salvador.

12-12-2007

Fontes: http://www.zenit.org/article-17020?l=portuguese; http://www.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=173114

Fonte - Cristo Voltará
Related Posts with Thumbnails