Um novo documento da Comissão Teológica Internacional recupera o “princípio sabático” e afirma que a própria Terra deve descansar semanalmente. O texto não propõe uma lei dominical. Mas, quando essa ideia é colocada ao lado da doutrina católica sobre criação, ecologia e domingo, surge uma conexão que merece ser observada.
No início de setembro, a Comissão Teológica Internacional publicou, com autorização do papa Leão XIV, o documento Caring for Our Common Home — A Responsible and Fraternal Response to the Triune God. Preparado entre 2022 e 2025, o texto procura oferecer uma fundamentação teológica para o cuidado ambiental e introduz uma formulação especialmente interessante: a importância do “princípio sabático”, pelo qual a Terra deve descansar uma vez por semana, respeitando seus ritmos originais, enquanto a humanidade reconhece sua dependência do Criador. O documento também propõe falar em “pecado contra a Criação e contra o Criador”, elevando a degradação ambiental de simples problema econômico ou científico a questão moral e religiosa. (Osservatore Romano)
À primeira vista, a referência ao sábado poderia parecer uma aproximação com o quarto mandamento. O próprio Catecismo reconhece que Deus descansou no sétimo dia, santificou-o e estabeleceu nele um ritmo inscrito na criação. Afirma inclusive que a criação foi concebida tendo em vista o sábado e a adoração de Deus. (Vaticano) A diferença aparece quando a Igreja Católica transporta essa teologia para sua compreensão do domingo. Em Dies Domini, João Paulo II explica expressamente que a teologia bíblica do sábado deve ser recuperada para compreender plenamente o domingo, apresentado pela Igreja como o “Dia do Senhor”. (Vaticano)
É nesse ponto que o novo documento se torna mais relevante do que uma referência isolada ao descanso. A ligação entre ecologia e princípio sabático já estava presente na Laudato Si’. Francisco recordou o descanso do sétimo dia e também o ano sabático, quando a própria terra deveria deixar de ser cultivada, relacionando esses mandamentos ao equilíbrio das relações humanas, à distribuição dos bens e ao reconhecimento de que a Terra não pertence de maneira absoluta àqueles que a exploram. (Vaticano) O que vemos agora é essa mesma linguagem sendo reafirmada sob Leão XIV, num momento em que meio ambiente, economia, tecnologia e organização social ocupam espaço crescente na agenda internacional do Vaticano.
O detalhe decisivo está naquilo que a própria Doutrina Social Católica faz com esse princípio. Ela reconhece o sábado bíblico como fundamento teológico do descanso, mas aplica à sociedade cristã o domingo como dia semanal de culto e repouso. O Compêndio apresenta o descanso como limite à absolutização do trabalho e como expressão da liberdade humana diante das exigências econômicas. (Vaticano) Assim, forma-se uma linha doutrinária bastante clara: criação, descanso sabático, dignidade humana, limites ao trabalho, cuidado ambiental e domingo não são assuntos independentes dentro do pensamento católico.
Isso não significa que Leão XIV esteja preparando uma lei dominical. O documento recém-publicado não faz essa proposta, e qualquer afirmação nesse sentido iria além das evidências. O que merece atenção é o desenvolvimento de uma justificativa ambiental e social para a necessidade de um ritmo coletivo de descanso. Se a crise ecológica exige que a Terra descanse, se a economia precisa respeitar limites e se o ser humano necessita recuperar tempo para Deus, família, comunidade e criação, a pergunta seguinte torna-se inevitável: qual seria o dia comum capaz de materializar esse princípio numa sociedade moderna?
Para Roma, essa resposta já existe.
A tradição católica não precisa inventar um novo dia ecológico. Dies Domini parte do sábado da criação para chegar ao domingo cristão e apresenta o descanso dominical também em sua dimensão social. A própria arquitetura teológica permite que aquilo que começa como princípio da criação seja traduzido em organização concreta do tempo humano. (Vaticano)
É justamente essa passagem que interessa à leitura profética. O conflito final apresentado em Apocalipse 13 não acontece porque determinada sociedade decide descansar mais, proteger trabalhadores ou preservar o meio ambiente. Seu centro é adoração e autoridade. O problema surge quando uma questão religiosa recebe força civil e a consciência individual passa a ser submetida a uma norma de culto. Daniel 7:25 acrescenta a esse quadro um poder religioso relacionado a “tempos e lei”, razão pela qual o historicismo sempre observou com atenção qualquer aproximação entre autoridade religiosa e regulamentação do tempo sagrado.
O cenário contemporâneo acrescenta uma possibilidade que gerações anteriores dificilmente poderiam imaginar. Uma eventual defesa internacional de descanso semanal não precisaria começar com teologia nem ser apresentada como imposição religiosa. Poderia chegar revestida de argumentos ambientalmente atraentes: redução do consumo, interrupção periódica da produção, proteção da família, saúde mental, dignidade do trabalhador e recuperação dos ritmos naturais. A dimensão religiosa poderia encontrar posteriormente uma estrutura social já aceita por razões completamente diferentes.
Nada disso está sendo proposto pelo novo documento. Mas agora existe um fato que merece ser registrado: sob Leão XIV, um organismo teológico oficial do Vaticano voltou a colocar o descanso semanal da própria Terra dentro da resposta cristã à crise ambiental. E a tradição doutrinária que recebe esse princípio já possui um caminho estabelecido entre o sábado da criação e o domingo católico.
Talvez seja exatamente por isso que essa pequena expressão — “princípio sabático” — seja mais importante do que parece. Grandes mudanças culturais raramente chegam anunciando antecipadamente todas as suas consequências. Primeiro oferecem uma linguagem capaz de reunir preocupações diferentes. Depois transformam essa linguagem em consenso. Somente então aparecem as políticas destinadas a concretizá-lo.
A Terra precisa descansar, diz agora o documento.
A questão que permanecerá diante de nós é: se esse princípio algum dia deixar a teologia e entrar na organização da sociedade, quem decidirá quando o mundo deverá parar?
Não é sobre prever eventos. É sobre entender o ambiente.
