terça-feira, 5 de junho de 2012

A ameaça da amnésia alemã

A situação da Europa é séria – muito séria. Quem teria pensado que o primeiro-ministro britânico, David Cameron, apelaria aos governos da zona euro para reunir coragem para criar uma união fiscal (com orçamento e política fiscal comuns e dívida pública solidariamente garantida)? E Cameron defende também que a integração política mais profunda é o único caminho para parar a desagregação do euro. Um primeiro-ministro britânico conservador! A casa europeia está em chamas, e Downing Street está pedindo uma resposta racional e resoluta do corpo de bombeiros. Infelizmente, o corpo de bombeiros é liderado pela Alemanha, e seu chefe é a chanceler Angela Merkel. Como resultado, a Europa continua tentando apagar o fogo com gasolina – a austeridade imposta pelos alemães – com a consequência de que, em três meros anos, a crise financeira da zona euro se tornou numa crise existencial europeia.

Não nos iludamos: se o euro se desagrega, assim acontecerá à União Europeia (a maior economia do mundo) [basta ler Daniel 2 para notar que essa situação já havia sido prevista cerca de 600 anos antes de Cristo], espoletando uma crise econômica global numa escala que a maior parte das pessoas hoje vivas nunca conheceu. A Europa está à beira de um abismo, e certamente cairá nele, a não ser que a Alemanha – e a França – alterem seu rumo.

As recentes eleições na França e na Grécia, juntamente com eleições locais na Itália e distúrbios continuados na Espanha e na Irlanda, mostraram que o público perdeu a fé na rígida austeridade que a Alemanha lhes impôs. O remédio radical de Merkel colidiu com a realidade – e com a democracia.

Estamos mais uma vez aprendendo da maneira mais difícil que esse tipo de austeridade, quando aplicado no decorrer de uma crise financeira importante, apenas leva à depressão. Essa perspectiva devia ser do conhecimento comum; foi, apesar de tudo, uma lição importante das políticas de austeridade do presidente Herbert Hoover, nos Estados Unidos, e do chanceler Heinrich Brüning, na Alemanha de Weimar, no início da década de 1930. Infelizmente, a Alemanha, entre todos os países, parece tê-la esquecido.

Como consequência, o caos paira na Grécia, assim como a perspectiva de próximas corridas aos depósitos bancários na Espanha, Itália e França – provocando uma avalanche financeira que soterraria a Europa. E depois? Devemos desperdiçar o que mais de duas gerações de europeus criaram – um enorme investimento em construção de instituições que levou ao mais longo período de paz e de prosperidade na história do continente?

Uma coisa é certa: uma desagregação do euro e da União Europeia implicaria a saída da Europa da cena mundial [lembre-se de que os EUA é que levarão a história ao seu desfecho]. A política atual da Alemanha é ainda mais absurda à vista das amargas consequências políticas e econômicas que enfrentaria.

Compete à Alemanha e à França, a Merkel e ao presidente François Hollande, decidir o futuro do nosso continente. A salvação da Europa depende agora de uma mudança fundamental na atitude da Alemanha relativamente à política econômica, e da posição da França relativamente à integração política e a reformas estruturais.

A França terá que dizer sim a uma união política: um governo comum com controle parlamentar comum para a zona euro. Os governos nacionais da zona euro já estão agindo em uníssono como um governo de fato para lidar com a crise. O que está se tornando cada vez mais verdade na prática deve ser levado a cabo e formalizado.

A Alemanha, por seu lado, terá que optar por uma união fiscal. Em última análise, isso significa garantir a sobrevivência da zona euro com o poder econômico e os ativos da Alemanha: aquisição ilimitada dos títulos de dívida pública dos países em crise pelo Banco Central Europeu, europeização de dívidas nacionais através de eurobonds, e programas de crescimento para evitar uma depressão da zona euro e para impulsionar a recuperação.

Pode-se imaginar facilmente a celeuma na Alemanha sobre um programa desse tipo: ainda mais dívida! Perder o controle sobre nossos ativos! Inflação! Simplesmente não funciona!

Mas funciona: o crescimento induzido pelas exportações da Alemanha é baseado em programas desse tipo, em países emergentes e nos EUA. Se a China e a América não tivessem distribuído capital parcialmente financiado por dívida nas suas economias desde 2009, a economia alemã teria sofrido um sério golpe. Os alemães devem agora questionar-se se eles, que foram os que mais lucraram com a integração europeia, estão dispostos a pagar por esta o preço devido ou se preferem deixar que ela falhe. Para além da unificação política e fiscal e de políticas de crescimento para o curto prazo, os europeus precisam urgentemente de reformas estruturais dirigidas à restauração da competitividade da Europa. Cada um desses pilares é necessário para que a Europa ultrapasse sua crise existencial.

Entenderemos nós, alemães, a nossa responsabilidade pan-europeia? Certamente não parece que assim seja. Na verdade, raramente esteve a Alemanha tão isolada como agora. Quase ninguém compreende nossa política de austeridade dogmática, que vai contra toda e qualquer experiência, e consideram-nos bastante fora de rumo, senão mesmo dirigindo-nos para o tráfego que vem em sentido contrário. Ainda não é tarde demais para mudar de direção, mas agora temos apenas dias e semanas, talvez meses, em vez de anos.

A Alemanha se destruiu – e à ordem europeia – duas vezes no século vinte, e depois convenceu o Ocidente de que tinha chegado às conclusões certas. Só dessa maneira – refletida vividamente no seu apoio ao projeto europeu – conseguiu a Alemanha consentimento para sua reunificação. Seria simultaneamente trágico e irônico se uma Alemanha restaurada, por meios pacíficos e com a melhor das intenções, trouxesse a ruína da ordem europeia pela terceira vez.

(Joschka Fischer, Público)

(Via @Criacionismo)
Related Posts with Thumbnails