quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Para papa Bento 16, crise financeira é problema "ético"

O papa Bento 16 afirmou nesta quinta-feira que a crise financeira europeia "se baseia na crise ética" e ressaltou a necessidade de uma "força motivadora" para aceitar as medidas de austeridade.

"No fim do ano, a Europa se encontra em uma crise econômica e financeira que, em última análise, baseia-se na crise ética que ameaça o Velho Continente", disse o Pontífice durante uma audiência com a Cúria Romana por ocasião do Natal.

Segundo Bento 16, falta uma "força motivadora, capaz de induzir os indivíduos e grandes grupos sociais a renúncias e sacrifícios". Ele também definiu como "indiscutíveis" a "solidariedade, o compromisso com os outros e a responsabilidade com os pobres e sofredores".

"Desta crise, emergem perguntas muito fundamentais: onde está a luz que pode iluminar o nosso conhecimento não só de ideias gerais, mas de imperativos concretos? Onde está a força que levanta a nossa vontade?", questionou o Papa.

Na mesma audiência, Bento 16 também relembrou algumas viagens e missões apostólicas realizadas neste ano, entre elas a ida à África, a qual definiu como "encorajadora".

De acordo com ele, a viagem ao Benin foi "um grande encorajamento", porque não "se percebe nenhum sinal de cansaço da fé, tão difundido entre nós. Nada daquele tédio de ser cristão, sempre percebido por nós", disse.

"Com todos os problemas, sofrimentos e penas que são próprios da África, experimenta-se, todavia, a alegria de ser cristão", afirmou.

Fonte - Folha

Nota DDP: "Crise ética", "medidas de austeridade", "induzir os indivíduos", "onde está a luz" e "imperativos concretos". Junte tudo isso e leia nas entrelinhas: Para solução do caos social que vivemos são necessárias medidas coercitivas que controlem os particulares, sendo que estas medidas vêm da luz provida pela igreja (ICAR), com seus conceitos concretos (mandamentos) sobre moralidade.

Em algum momento no futuro esse discurso sairá do campo religioso e será abraçado pelo político.

[Colaboração - Cléo Castro]
Related Posts with Thumbnails