segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

1% da população está a caminho de possuir mais da metade da riqueza mundial, diz estudo

Com as tendências atuais, o grupo formado por 1% dos mais ricos do planeta está no caminho de possuir mais da metade da riqueza mundial no ano que vem. A outra metade ficará com os 99% da população restante. Este é o resultado de um estudo divulgado pela organização não-governamental britânica Oxfam nesta segunda-feira (19), às vésperas da edição de 2015 do Forum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

De acordo com o relatório, a riqueza desse 1% da população subiu de 44% do total de recursos mundiais em 2009 para 48% no ano passado. Em 2016, esse patamar pode superar 50% se o ritmo atual de crescimento for mantido.

"Será que realmente queremos viver em um mundo onde 1% da população possui mais do que o resto de todos nós juntos?", disse a diretora executiva da Oxfam, Winnie Byanyima, de acordo com o New York Times. "A escala da desigualdade global é simplesmente impressionante."

A Oxfam afirmou que é necessário tomar medidas urgentes para frear o "crescimento da desigualdade". A ONG deve pedir medidas para combater o aumento da desigualdade na reunião de Davos, que ocorre entre 21 e 24 de janeiro, incluindo uma operação contra sonegação fiscal por empresas. O Fórum Econômico Mundial é um encontro anual que reúne os principais líderes da economia mundial para discutir as questões mais urgentes enfrentadas no mundo.

Fonte - Época
Related Posts with Thumbnails