quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Papa pede luta por terra em reunião com sindicalistas

Francisco recebeu uma comitiva Central de Trabalhadores do país

(ANSA) - O papa Francisco teve uma reunião com uma comitiva da Central de Trabalhadores da Argentina (CTA) nesta quarta-feira (19) e pediu que os sindicalistas "lutem pelos três T: Teto, Terra e Trabalho".

No encontro, que ocorreu na residência de Santa Marta, o deputado e sindicalista Victor De Gennaro expressou seu apoio ao Pontífice por ter convocado uma "assembleia de movimentos populares no Vaticano" e disse "apoiar firmemente a iniciativa".

O político se referiu ao Encontro Mundial dos Movimentos Populares, realizado entre os dias 27 e 29 de outubro, que trouxe para Roma centenas de líderes do mundo todo para "encontrar soluções alternativas para a economia do descarte e da exclusão".

O Papa ainda pediu para o grupo continuar "combatendo todo tipo de trabalho escravo" no país e no continente. As bandeiras sobre as formas de escravidão modernas e a luta pela inclusão social através do trabalho são os atuais focos do sucessor de Bento XVI na sociedade. O Pontífice, constantemente, ressalta a importância da "dignidade" para as pessoas que estão sem emprego e que são "deixadas de lado" pelo sistema capitalista atual.

Segundo Pablo Micheli, secretário-geral da CTA, Francisco ainda agradeceu o apoio dos argentinos as suas iniciativas, mas disse que "não é nada fácil" o processo de abertura de renovação da Igreja Católica.

Fonte - ANSA

Igreja: Santa Sé vai assinalar 50 anos de compromisso ecuménico

Decreto «Unitatis Redintegratio» sobre o diálogo entre as Igrejas cristãs foi promulgado a 21 de novembro de 1964

Cidade do Vaticano, 19 nov 2014 (Ecclesia) – O Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos vai assinalar esta sexta-feira o 50.º aniversário do decreto “Unitatis Redintegratio”, documento sobre o ecumenismo saído do Concílio Vaticano II.

Em entrevista à Rádio Vaticano, o presidente daquele organismo da Santa Sé sublinha a necessidade de, cinco décadas depois da publicação daquele texto, “relê-lo e torná-lo atual”, à luz dos desafios do esforço ecuménico de hoje.

Ver sobretudo “qual é a sua meta” e “onde se encontram os seus princípios e desdobramentos positivos”, frisa o cardeal Kurt Koch.

Reunido desde terça-feira em assembleia plenária no Vaticano, o referido Conselho vai promover na sexta-feira uma conferência na Universidade Pontifícia Gregoriana.

A iniciativa e contará com a participação de “representantes das Igrejas Católica, Ortodoxa, Batista, Luterana e Apostólica Arménia”.

Segundo o cardeal Kurt Koch, a abordagem ao texto vai ser feita a partir de “três leituras diferentes: uma católica, uma oriental e uma ocidental, para se entender como é que o decreto pode ser lido hoje e quais podem ser as estradas para um caminho futuro”.

Aquele responsável destaca os progressos que têm sido conseguidos no diálogo com “as antigas Igrejas ortodoxas orientais (siríaca, apostólica arménia, copta, etíope), que se separaram da Igreja mãe no século V após o Concílio de Calcedónia”.

“Neste campo estamos no bom caminho, há uma atmosfera bonita: todos os anos realiza-se uma assembleia geral e seguimos dando passos pequenos mas com uma atmosfera muito boa”, salienta o cardeal.

Quanto à relação com as outras Igrejas ortodoxas, também foram conseguidos desenvolvimentos positivos, sobretudo entre “1980 e 1990”, em que se chegou a um “consenso em torno de questões fundamentais da compreensão da Igreja, dos sacramentos, do ministério”.

No entanto, “as mudanças que se verificaram na Europa” a partir de 1989, com a queda dos regimes comunistas e o desmembramento da União Soviética trouxeram ao ecumenismo novos desafios.

“Com as transformações ocorridas saíram do silêncio as Igrejas católicas-orientais (a Igreja grego-católica, sobretudo na Ucrânia, na Roménia, na Transilvânia), que tinham sido proibidas por Estaline, e tudo isso despertou as antigas acusações de uniatismo e proselitismo”, recorda o cardeal Kurt Koch.

Na sequência destes desenvolvimentos, o diálogo ecuménico chegou a ser “fechado em 2000” mas foi retomado poucos anos depois, sobretudo a partir de um encontro em 2007 na cidade italiana de Ravena, entre responsáveis da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa.

Essa reunião centrou-se na questão do primado do bispo de Roma, que para o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos “não é uma questão simples de ser tratada”.

O cardeal Kurt Koch mantém ainda assim “a convicção de que neste caminho ainda poderão ser feitos progressos”.

Fonte - Ecclesia

OMS indica que 750 milhões de pessoas não têm água potável

Genebra - Cerca de 750 milhões de pessoas não têm acesso a água potável de forma sustentada no mundo, e 1,8 bilhão usam fontes contaminadas com sedimentos, segundo um relatório divulgado nesta quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O estudo indicou que 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a saneamento adequado, e que um bilhão defecam ao ar livre, nove em cada dez em áreas rurais.

Estas são as principais conclusões do relatório Glass 2014, realizado a cada dois anos pela OMS, e que este ano foi intitulado "Investir em água e saneamento, aumentar o acesso, reduzir as desigualdades".

O texto lembrou que o acesso à água potável e ao saneamento adequado tem implicações em uma ampla gama de aspectos, desde a redução da mortalidade infantil, passando pela saúde materna, ao combate de doenças infecciosas, à redução de custos sanitários e ao meio ambiente.

O estudo mostrou que nas duas últimas décadas 2,3 bilhões de pessoas passaram ater acesso a fontes de água melhoradas.

Nesse mesmo período o número de mortes de crianças por causa de doenças diarréicas - muito relacionadas com saneamento precário - caiu de 1,5 milhão em 1990 para 600 mil em 2012.

"Claro que podemos dizer que melhorou muito, mas 600 mil crianças continua sendo um número enorme", declarou em entrevista coletiva María Neira, diretora de Saúde Pública e Meio Ambiente da OMS.

Segundo dados da organização, se o acesso a água potável melhorar e foram implementados serviços de saneamento adequados as mortes por diarreia poderiam diminuir 70%.

Além disso, o estudo calcula que a cada US$ 1 investido em serviços de água e saneamento é possível obter um retorno de US$ 4,3, com a redução dos custos de saúde, aumento da produtividade nos postos de trabalho e criação de novos empregos em indústrias de gestão de resíduos.

"Não só isso, a água e o saneamento são um tema básico de direitos humanos e tem um componente de gênero essencial. No mundo são majoritariamente as meninas que vão a buscar água, o que muitas vezes as impede de ir à escola", especificou Neira.

Mas para quem consegue ir à escola, acrescentou, "se nesses colégios não há banheiros adequados, as meninas não se sentirão nem confortáveis, nem seguras, dado que sua intimidade e inclusive sua integridade física estarão em perigo, e com isso abandonarão à escola, e assim seu direito à educação não estará assegurado".

Por isso, o relatório destacou a importância de melhorar o saneamento tanto em escolas como em centros de saúde, onde uma higiene ótima é essencial para evitar infecções.

O relatório concluiu que "ainda se deve fazer muito mais", e para isso pediu mais compromisso político nacional e internacional e mais fundos para implementar políticas efetivas, destacando a importância de se concentrar no saneamento, já que atualmente mais de 75% dos recursos são investidos em acesso à água potável e não em saneamento.

"É necessária uma mudança cultural. É preciso que as comunidades percebam a importância do saneamento. É preciso um esforço em sensibilização", ressaltou Chris Williams, diretor-executivo do Conselho de Acesso à Água e Saneamento (WSSCC).

Fonte - Exame

Nota DDP: Ver também "Um bilhão de pessoas vivem sem sanitários, diz OMS".

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Gripe aviária faz Inglaterra sacrificar 6 mil patos

(ANSA) - O governo britânico anunciou nesta terça-feira (18) que sacrificará cerca de seis mil patos de uma granja, onde, no último fim de semana, foi registrado um caso de gripe aviária. Localizada a leste de Yorkshire, a granja foi infectada pelo vírus da gripe aviária, mas, de acordo com especialistas, não há riscos para os seres humanos. Mesmo assim, o local continua isolado por um raio de 10 quilômetros. O vírus foi identificado como o H5 e as autoridades descartaram a possibilidade de ser uma variante do H5N1, que é letal aos humanos.

"Tomamos ações robustas e imediatas para controlar o vírus e evitar qualquer propagação potencial de infecação", disse a secretária britânica do Meio Ambiente, Liz Truss, em um comunicado ao Parlamento. Este é o primeiro caso de gripe aviária na Grã-Bretanha desde 2008, quando uma granja de frangos em Banbury contraiu o vírus. A Comissão Europeia, por sua vez, afirmou que os casos de contágio registrados nos últimos dias na Holanda, Alemanha e Grã-Bretanha podem ser consequência do contato com aves migratórias que viajam na direção sul.

Ataque em Jerusalém eleva temor por possível conflito religioso

O ataque a tiros e facadas, cometido por palestinos nesta terça-feira na sinagoga de Har Nof, é o mais grave de uma série de incidentes de caráter religioso ocorridos em Jerusalém nas últimas semanas.

As vítimas do ataque são quatro rabinos, que foram assassinados durante a oração matinal, em um bairro ultraortodoxo. Outras sete pessoas ficaram feridas, e os autores do atentado – dois palestinos de Jerusalém Oriental - foram mortos pela polícia.

Essa nova onda de violência começou no início deste mês, em meio a uma campanha movida por políticos da extrema-direita israelense em prol do "direito à oração de judeus" em um local sensível aos muçulmanos, dentro da Cidade Velha.

Como parte da campanha, alguns políticos e ativistas israelenses entraram na Esplanada das Mesquitas, terceiro lugar mais sagrado para a religião islâmica, despertando a fúria de fiéis palestinos que temem a concretização de promessas de "construir o Terceiro Templo no Monte do Templo", no lugar das Mesquitas de El Aqsa e do Domo da Rocha.

No dia 5 de novembro, policiais israelenses entraram na própria Mesquita de El Aqsa em busca de jovens que haviam jogado pedras, gerando uma escalada da tensão em Jerusalém e duros protestos por parte da Jordânia, que convocou seu embaixador em Israel para consultas.

Do ponto de vista da religião islâmica, a entrada de policiais "de botas" na área da Mesquita foi considerada uma "profanação" do santuário, já que a tradição proíbe que pessoas entrem calçadas no local sagrado.
'Provocações'

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, acusou Israel de fazer "provocações" religiosas e de "profanar" a mesquita. "As provocações de Israel podem levar o conflito a uma guerra religiosa", advertiu Abbas.

Em resposta, o chanceler de Israel, Avigdor Lieberman, acusou o presidente palestino de "incitamento antissemita".

No mesmo dia da entrada na mesquita pelos policiais, um palestino atropelou israelenses que estavam em uma estação de trem, matando duas pessoas e ferindo mais oito.

A esse atentado se seguiram outros ataques, nos quais palestinos utilizaram carros e facas como armas contra israelenses nas cidades de Jerusalém e Tel Aviv e também na Cisjordânia.

Essa nova onda de violência, que teve como estopim as tensões envolvendo a Esplanada das Mesquitas, já deixou 10 mortos do lado israelense e 14 do lado palestino, incluindo os autores dos ataques.

"Amplia-se o componente religioso no conflito com os palestinos", afirmou o analista Amos Harel, em artigo no jornal Haaretz. "A nova onda de terror começa a assumir caracteristicas de uma guerra religiosa."

"É bem provável que o alvo do grave atentado desta terça – a sinagoga do bairro de Har Nof – não tenha sido escolhido por acaso. Trata-se de um alvo explicitamente religioso, no contexto de um confronto religioso. É quase desnecessário explicar o quanto essa motivação é perigosa", prosseguiu Harel.

O prefeito de Jerusalém, Nir Barkat, conclamou a população a manter a calma e advertiu sobre o perigo de possíveis represálias por parte de israelenses contra palestinos. "Não tomem a lei em suas mãos", disse o prefeito.

O ministro da Polícia, Itzhak Aharonovitz, prometeu medidas duras "contra os terroristas, seus chefes e suas famílias".

Aharonovitz também defendeu a diminuição das restrições ao porte da armas "para que haja mais mãos (atirando) contra terroristas que decidam cometer atentados".
Reações

O ataque desta terça-feira foi reivindicado pelo grupo nacionalista palestino Brigadas de Abu Ali Mustafa, braço militar da Frente Popular pela Libertação da Palestina, que também esteve por trás de atentados prévios.

O presidente palestino, Abbas, emitiu comunicado condenando "o ataque de judeus em seu local de oração e a morte de civis".

Na Faixa de Gaza, em contrapartida, o ataque foi comemorado, e o grupo radical Hamas, que administra a região, disse que ele foi uma vingança pela morte de um motorista de ônibus palestino encontrado enforcado dentro de um veículo em Jerusalém na segunda-feira. A polícia israelense havia considerado o caso um suicídio.

Fonte - BBC

"O protesto acabou"


"Um dos meus momentos favoritos do dia: @RickWarren se referindo ao Papa como 'o santo padre'. #ReformaAcabou" (Biógrafo do papa)

Visita do Santo Padre à Filadélfia é fruto de "inúmeras orações", afirma arcebispo

FILADELFIA, 18 Nov. 14 / 11:02 am (ACI/EWTN Noticias).- O Arcebispo da Filadélfia (Estados Unidos), Dom Charles Chaput, agradeceu a Deus pelo presente da viagem do Papa Francisco a este país em setembro de 2015 por ocasião do Encontro Mundial das Famílias, e afirmou que esta visita transformará os corações dos católicos e não católicos.

“Hoje é um grande dia de alegria para a nossa Arquidiocese, nossa cidade, nossa comunidade e nosso país! Foi um privilégio estar na presença de nosso Santo Padre nesta manhã em Roma quando anunciou ao mundo que estará conosco na Filadélfia no próximo ano para o Encontro Mundial das Famílias”, expressou Dom Chaput em um comunicado difundido nesta segunda-feira pela Arquidiocese.

Nesse sentido, chamou os fiéis a compartilharem com os outros este momento “histórico e estimulante”, pois “é a resposta às inúmeras orações de tanta gente que pediu a Deus que guie o Papa Francisco para a Filadélfia, é a culminação de muitos meses de antecipação esperançada e de cumprimento da minha própria confiança de que o Santo Padre nos honraria com a sua presença no próximo ano”.

O prelado destacou que essa será a primeira visita de Francisco aos Estados Unidos e a quarta visita de um pontífice. “Estes são os tipos de emoções que têm uma fonte: O verdadeiro amor de Cristo que enche os nossos corações”, afirmou.

Dom Chaput explicou que “uma característica distintiva do ministério do Papa Francisco foi um amor genuíno por todas as pessoas de boa vontade” assim como o seu grande enfoque sobre “os muitos e diversos desafios que as famílias enfrentam globalmente”.

Do mesmo modo, expressou a sua proximidade e admiração pelo agora Papa desde que o conheceu em 1997 durante o Sínodo para as Américas. “Independentemente das diferenças confessionais, bilhões de pessoas ao redor do mundo foram atraídas por este Papa”.

Nesse sentido, assegurou que o Encontro Mundial das Famílias está aberto “a todos aqueles que têm um coração generoso”. A visita do Papa, assegurou, transformará não só “o espírito da vida católica na nossa região, mas da nossa comunidade inteira. Será um momento diferente a qualquer outro”.

“Agora antecipamos com entusiasmo a chegada do Papa Francisco à Filadélfia no próximo mês de setembro. Estaremos preparados e lhe daremos as boas-vindas com alegria, com os braços abertos e os corações piedosos! Elevemos as nossas vozes em ação de graças a Deus Todo-poderoso pelo dom do Papa Francisco e pela decisão do Santo Padre de vir à Filadélfia”, concluiu.

O Papa anunciou a sua viagem aos Estados Unidos nesta segunda-feira durante a sessão inaugural do Congresso “A complementariedade do homem e a mulher” realizado na Santa Sé.

O Encontro Mundial das Famílias se realiza a cada três anos e foi instituído por São João Paulo II em 1994, no Ano da Família. O evento da Filadélfia acontecerá entre os dias 22 e 27 de setembro de 2015.

Fonte - ACI Digital

Perseguidos - O ataque global aos cristãos

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Mundo tem 35,8 milhões de escravos

Um novo levantamento mostra que 35,8 milhões vivem como escravos no mundo. O total chega a 0,5% da população mundial, segundo a fundação Walk Free, que analisou dados em 167 países.

De acordo com o levantamento, o país com o maior número de escravos, proporcionalmente, é a Mauritânia, no noroeste da África, com 4% de sua população de 3,9 milhões submetida à servidão. Em números absolutos, a Índia aparece na frente, com 14 milhões de escravos. Tanto a Ásia quanto a África apresentam os números mais preocupantes, segundo a organização. A prática é menos prevalecente na Europa, mas a Rússia aparece em quinto lugar em números absolutos, com 1,05 milhão de escravos. Juntos os cinco países com mais escravos no mundo respondem por 61% dos números de pessoas submetidas à prática.

O número total revelado no relatório deste ano é 20% mais alto do que o apurado em 2013. Segundo a Walk Free, a explicação é a mudança na metodologia, e não um aumento geral da prática.

Embora ainda existam cativos à moda das antigas sociedades escravagistas, a pesquisa mapeia principalmente o que se convencionou chamar de trabalho escravo contemporâneo ou moderno. São pessoas vítimas de trabalho forçado - por violência ou por dívida -, tráfico humano, exploração sexual e casamentos forçados. Outros levantamentos, como da Organização Internacional do Trabalho, estimam que 21 milhões de pessoas vivem como escravos.

O Brasil tem 155.300 escravos, segundo o levantamento, ou 0,0775% de sua população, aparecendo em 143° lugar entre os países analisados. O número total é mais baixo do que o dado apurado no ano passado, 220.000. O relatório aponta alguns pontos preocupantes no Brasil, como a alta incidência de adolescentes trabalhando em serviços domésticos, mas faz elogios ao Brasil no combate à escravidão, citando o Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, que foi assinado por mais de 300 empresas até o ano passado.

Nas conclusões, a Walk Free pede mais esforços da comunidade internacional para combater a escravidão e aumentar as punições por tráfico humano e para as empresas que fazem uso da prática.

Fonte - Veja

Papa anuncia sua 1ª visita aos EUA em 2015

O papa Francisco anunciou nesta segunda-feira (17) que vai visitar os Estados Unidos no ano que vem, sua primeira viagem ao país como chefe da Igreja Católica, que tem 1,2 bilhão de fiéis.

A confirmação oficial da viagem aos Estados Unidos era amplamente esperada depois de meses de especulações.

O papa disse e uma conferência interreligiosa sobre casamento que iria à Filadélfia em setembro, para o Encontro Mundial de Famílias da Igreja Católica.

Espera-se também que a viagem inclua passagens pela Casa Branca e pelo Congresso, em Washington, além da sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, mas o pontífice não mencionou esses locais.

O papa deve visitar a Turquia e instituições europeias em Estrasburgo, França, em duas viagens separadas ainda neste mês.

Em janeiro, o papa Francisco vai às Filipinas e Sri Lanka, em sua segunda viagem à Ásia.

domingo, 16 de novembro de 2014

Julian Assange diz que estamos todos sob vigilância na Net

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, advertiu, este domingo, para o perigo de a civilização atual caminhar para o totalitarismo, em resultado da centralização de informação, e recomendou aos cibernautas a procura de caminhos alternativos.

O aviso foi dado num debate realizado em Lisboa, via teleconferência, emitida da embaixada do Equador em Londres, onde Assange reside há dois anos. O fundador da Wikileaks intervinha no âmbito do fórum "Reagir contra a vigilância de massas: abrir o espaço à sociedade", integrado no Festival de Cinema de Lisboa e Estoril (L&EFFest).

"O avanço da civilização, em termos cada vez mais de tecnologia complexa, pode levar-nos ao totalitarismo, como resultado da centralização de informação? Essa é a verdadeira questão que tem de ser respondida", disse o australiano, que desde meados 2012 está refugiado naquela embaixada, após o Supremo Tribunal britânico ter autorizado a sua extraditado.

Assange salientou que a globalização tende a ter como resultado um líder de mercado, como a Google, e defendeu que "podemos estar a caminhar" para uma situação de centralização em todo o mundo.

"A verdade é que, à medida que os serviços de inteligência [como o SIS e SIED, serviços de informações de Segurança e Estratégicas de Defesa, em Portugal] se tornam mais poderosos e mais secretos, e aumenta o fenómeno generalizado de ligação nas comunicações entre indivíduos, esses serviços tornam-se mais livres e poderosos e não há forma de escapar", avisou.

E Assange foi ainda mais longe nas acusações à Google, defendendo que é uma empresa que está a crescer e é muito ambiciosa, e que essa ambição não acontece só nas ligações que a Google cria com o Governo e o poder norte-americanos, mas também porque a Google chega a qualquer canto do mundo.

"Vigiar cada pessoa, entender onde está, o que cada um de nós está a fazer, a ler, com quem contata", precisou, defendendo que todos os que usam a internet, o facebook, o gmail, devem encontrar caminhos que permitam fugir dessa centralização da informação.

Assange defendeu ainda que, independentemente da verdade sobre os motivos da criação da Google, o seu modelo básico assenta no mesmo dos sistemas de segurança nacional, arrecadando informação de todo o mundo, tratando-a e organizando-a para cada pessoa.

E rebateu ainda os argumentos dos cibernautas que dizem não temer a Google ou a internet, por não terem nada a esconder: "A minha primeira pergunta é: o que está errado contigo? Deves ser muito aborrecido. Vai imediatamente arranjar algo para esconder", disse, provocando o riso da plateia, na maioria composta por jovens.

"Estamos todos ligados, juntos, a informação viaja de uns para outros, somos amigos uns dos outros, direta ou indiretamente", constatou, explicando que, se alguém usa o gmail para contatar uma pessoa ou "posta" algo sobre ela no facebook, acaba por dar informação sobre essa pessoa e sobre os seus familiares.

Assange defendeu que um dos passos importantes é tomar consciência sobre a centralização de informação e adquirir novos conhecimentos sobre alternativas de fugir a esse controlo, e recomendou: "Vão à pagina da wikileaks e comecem por ler um documento chamado 'Google Is Not What It Seems' (a Google não é o que parece)".

Julian Assange revelou ainda que a WikiLeaks se prepara para libertar mais documentos secretos, mas não deu mais pormenores.

Fonte - Jornal de Noticias

Bíblia é o livro “mais valioso” para humanidade, aponta pesquisa

Qual o livro mais valioso para a Humanidade? Essa era a pergunta da pesquisa realizada pela empresa YouGov, encomendada pela organização Folio Society, do Reino Unido.

Para surpresa de muitos, a Bíblia continua em primeiro lugar. Embora tenha sua história como nação intimamente ligada à questão religiosa, a Inglaterra é também o berço do movimento neoateísta, de Richard Dawkins e Cristopher Hitchens.

Recentemente, a legislação mudou e as escolas inglesas foram proibidas pelo governo de ensinar o criacionismo e passaram a promover desde as primeiras séries “o respeito pelos direitos dos homossexuais”.

O resultado da pesquisa mostra, que embora exista uma forte pressão da sociedade, alguns princípios não mudam tão facilmente. “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin, livro que se tornou obrigatório nas instituições de ensino ficou em segundo lugar, numa disputa apertada.

Os últimos 50 anos trouxeram várias mudanças para a sociedade inglesa. Antigo berço de missões para o mundo, a Inglaterra hoje é considerada uma nação “pós-cristã”. Por causa dos fluxos constantes de imigrantes, o islamismo passou a ter grande influência e dezenas de igrejas cristãs foram fechadas para se tornar mesquitas. Por isso, o Alcorão aparece entre os livros mais citados.

O pastor e teólogo Alessandro Brito, que estudou na Inglaterra acredita que diante do quadro atual, essa é “uma ótima notícia”, mas ressalta que a valorização da Bíblia “deve ser cada vez mais promovida nos filhos pelos pais tementes a Palavra de Deus”.

A lista oficial da pesquisa é:

1) A Bíblia (37%)
2) A Origem das Espécies – Charles Darwin (35%)
3) Uma Breve História do Tempo – Stephen Hawking (17%)
4) Relatividade: A Teoria Especial e Geral – Albert Einstein (15%)
5) 1984 – George Orwell (14%)
6) Principia Mathematica – North Whitehead e Bertrand Russell (12%)
7) O Sol é Para Todos – Harper Lee (10%)
8) O Alcorão (9%)
9) A Riqueza das Nações – Adam Smith (7%)
10) A Dupla Hélice – James Watson (6%)

Ao todo, 30 títulos foram mencionados, mas apenas dois são romances. A maioria são livros científicos ou religiosos. Apareceram menções ao “Dicionário Oxford de Inglês” e ao clássico “O Senhor dos Anéis”, cujo autor é inglês. Nota-se a ausência de livros como “O Capital” e o “Manifesto Comunista”, que mudaram a história do mundo no século passado.

Segundo a pesquisa da YouGov, os entrevistados deveriam justificar suas escolhas não por gosto pessoal, mas pelo reconhecimento de sua importância.

A justificativa para a escolha da Bíblia foi porque “contém princípios/orientações sobre como ser uma boa pessoa”. Já o livro de Darwin foi apontado por “responder às perguntas fundamentais da existência humana”. Curiosamente entre os homens “A Origem” foi mais citada, sendo “A Bíblia” a escolha da maioria das mulheres.

Fonte - Gospel Prime

Aquecimento global pode provocar uma guerra no mundo?


Convocação para os líderes mundiais

O presidente francês, François Hollande, admitiu hoje em Brisbane, no âmbito da cimeira do G20, que pode haver uma guerra por causa das alterações climáticas. “Vamos nos reunir de novo em Paris para assinar um acordo global que evite que o planeta experimente um aquecimento global de mais três ou quatro graus [celsius], o que podia levar a uma catástrofe, se não a uma guerra”, afirmou o chefe do Estado francês naquela cidade australiana. “Uma maneira de prevenir os conflitos e a as catástrofes é tomar decisões”, sublinhou, dizendo esperar que todos os países se comprometam em assinar um acordo que limite o aquecimento global, durante a conferência, que decorre entre 30 e novembro e 11 de dezembro.

(DN Globo)

Nota Criacionismo: Como já disse aqui algumas vezes, quando o clima de medo é forte, leis restritivas são mais facilmente aprovadas. Do que estarão dispostas as pessoas e seus governantes para impedir a destruição da Terra e uma guerra mundial? Que decisões serão tomadas? É interessante notar que o Vaticano já tem uma proposta para a redução das emissões de carbono: reservar o domingo como dia de descanso. O papa prepara uma encíclica sobre o meio ambiente, que deve ser publicada no ano que vem. E também em 2015 deve ser realizado um encontro com líderes religiosos para tratar do mesmo assunto. Decisões e interesses parecem estar convergindo. Aguardemos os próximos movimentos das “peças nesse tabuleiro”.

sábado, 15 de novembro de 2014

Terremoto sacode leste da Indonésia e gera alerta de tsunami

Tremor atingiu a região das Ilhas Molucas neste sábado (15).
Há risco nas costas dentro de um raio de 300 quilômetros, diz USGS.


Um terremoto de 7,3 graus de magnitude sacudiu neste sábado (15) a região das Ilhas Molucas, no leste da Indonésia, informou o instituto geológico dos Estados Unidos (USGS), acrescentando que o abalo provocou tsunami. O tremor ocorreu às 10h31 local (00h31 Brasília) sob o oceano, a uma profundidade de 46 km, segundo o USGS.

O Centro de Alerta de Tsunami no Pacífico informou a ocorrência de "vagas nas costas situadas dentro de um raio de 300 quilômetros" do epicentro. Até o momento não há informação sobre vítimas ou danos.

De acordo com o alerta, as ondas poderão chegar a zonas da costa da Indonésia, Filipinas, Japão, Taiwan e as ilhas do Pacífico Sul. "Ondas de 30 cm a 1 metro devem atingir partes do litoral da Indonésia, enquanto ondas de 30 cm estão previstas para a costa das Filipinas", precisou o Centro de Alerta de Tsunami.

"Emitimos rapidamente um alerta de tsunami", disse à AFP um funcionário da agência sismológica indonésia.

Julius Galgiano, sismólogo do governo filipino, informou que seu país também emitiu um alerta de tsunami, mas não há ordem de evacuação diante da perspectiva de vagas menores.

A Indonésia está no 'Cinturão de Fogo' do Pacífico, onde o encontro de placas continentais provocam frequentes abalos sísmicos e vulcões.

Em 2004, um violento terremoto submarino provocou uma gigantesca tsunami que deixou mais de 170 mil mortos na província de Aceh, na ilha indonésia de Sumatra, além de dezenas de milhares de vítimas em outros países em torno do Oceano Índico.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Rússia nega envio de tropas à Ucrânia em meio à crescente tensão

Moscou negou novamente nesta quinta-feira que tenha tropas no leste separatista da Ucrânia, após a Otan confirmar a chegada de soldados russos à região, onde a tensão é crescente.

"Uma resposta curta: não" - declarou o porta-voz do ministério russo das Relações Exteriores, Alexandre Lukashevich, quando foi perguntado sobre a presença de militares russos na Ucrânia.

"Digo a todos, de forma categórica e oficial, que não há ou houve tropas ou movimento de tropas (russas) na fronteira. Não é possível falar da presença de tropas no território ucraniano".

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, disse estar muito preocupado com "a chegada em massa de tropas e armamento pesado procedentes da Rússia", em conversa por telefone com seu homólogo finlandês.

"Segundo nossas estimativas, há atualmente 8.000 soldados russos, talvez mais, em nosso território", disse à AFP um alto oficial ucraniano que pediu para não ser identificado.

A Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), que tem observadores na zona, confirmou a chegada de material militar, e a Otan informou na quarta-feira que trata-se de reforço russo.

A porta-voz do departamento americano de Estado Jen Psaki destacou na véspera que os Estados Unidos "continuam trabalhando" com a União Europeia visando instaurar novas sanções contra a Rússia por seu "comportamento inaceitável".

O governo em Kiev e os ocidentais acusam a Rússia pelo agravamento do conflito no leste da Ucrânia, onde já morreram mais de 4 mil pessoas desde abril. O cessar-fogo decretado em setembro foi violado em várias oportunidades.

"Nos últimos dois dias, observamos a mesma coisa que a OSCE. Vimos colunas de equipamento russo, tanques russos, sistemas de defesa antiaérea russos, artilharia russa e tropas de combate russas entrando na Ucrânia", afirmou o comandante-em-chefe da Otan (Aliança Atlântica), Philip Breedlov.

Na terça-feira, a OSCE alertou para o "aumento do nível de violência no leste da Ucrânia e para o crescente risco de uma nova escalada" na região.

Jens Anders Toyberg-Frandzeno, assistente do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, revelou na quarta-feira que a organização está "profundamente preocupada com a possibilidade de que haja uma guerra total" na Ucrânia.

A Ucrânia afirma que está preparada para o combate contra as tropas russas e as forças separatistas que reforçam suas posições no leste do país.

"Observamos um reforço dos grupos terroristas (como o governo russo chama os rebeldes) e de parte da Rússia. Observamos seus movimentos, sabemos onde se encontram", afirmou o ministro ucraniano da Defesa, Stepan Poltorak, em uma reunião de governo.

"Nossa tarefa principal é nos prepararmos para o combate", acrescentou.

Nas últimas 24 horas, os combates mataram quatro soldados ucranianos e deixaram 18 feridos, segundo as autoridades de Kiev.

"A situação no leste continua sendo tensa. Nas últimas 24 horas, os criminosos atiraram 44 vezes contra posições ucranianas, sobretudo contra uma base nas proximidades do aeroporto de Donetsk, epicentro dos combates violentos".

Na cidade de Donetsk, principal reduto separatista, várias explosões foram ouvidas na quarta-feira à noite. Os insurgentes afirmaram que eram bombardeios ucranianos contra um bairro próximo ao aeroporto.

Os tiroteios prosseguiam durante a manhã na mesma região.

Fonte - Yahoo

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Tortura: EUA "ultrapassaram o limite" após 11 de setembro

O comité americano foi questionado acerca de abusos cometidos contra os direitos humanos

Perante o Comité da ONU Contra a Tortura, a representante dos Estados Unidos declarou que após os ataques de 11 de setembro os EUA "nem sempre" respeitaram os próprios valores.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Escolas são proibidas de ensinar o criacionismo e precisam defender direitos dos gays

Novas diretrizes estimulam professores ingleses a “desafiar” crenças religiosas dos alunos

Escolas inglesas não poderão mais ensinar sobre o criacionismo e terão de promover desde as primeiras séries “o respeito pelos direitos dos homossexuais”. Caso contrário, poderão ter de fechar suas portas. O movimento liderado pela Secretária de Educação Nicky Morgan fez uma “inspeção” em dezenas de escolas confessionais (cristãs, judias e muçulmanas) e anunciou que se trata de um plano para diminuir o radicalismo religioso na Inglaterra.

A justificativa é que essas escolas não preparam seus alunos “para a vida na Grã-Bretanha moderna”. As instituições que não se adequarem estão sujeitas a multas e a terem suas licenças de funcionamento revogadas.

A chamada “Lei de Igualdade” foi instituída este ano no Reino Unido, exigindo uma maior aceitação de homossexuais e transgêneros, bem como pessoas de outras religiões e raças. Morgan afirmou à imprensa ser “fundamental” que as escolas “promovam ativamente” em seu currículo os valores britânicos, incluindo o respeito mútuo e a tolerância com pessoas de diferentes crenças.

O debate vai mais longe quando se leva em conta que no mês passado a Secretária de Educação entregou uma declaração ao Parlamento Britânico onde condena a propagação de pontos de vista religiosos dentro das escolas.

Ela mencionou um relatório que indicaria como é “radical” o ensino do criacionismo e comparou-o com o extremismo religioso islâmico. Sendo assim, existe uma pressão para que não se mencione nenhuma outra possibilidade além da teoria da evolução nos livros escolares. A partir deste ano a maioria terá um módulo sobre Evolucionismo no nível primário (5-6 anos).

O anúncio do governo que as escolas que “promoverem pontos de vista extremistas” não mais receberão incentivos financeiros gera uma situação bastante delicada. Historicamente, a maioria das escolas da Inglaterra foram fundadas pelas igrejas, que mantém graus diferentes de influência até hoje.

Pela atual legislação inglesa, isso decretaria o fim de muitas das escolas confessionais cristãs, já que a maioria das igrejas do país não teria condições de sustentá-las. As escolas muçulmanas são bem mais recentes e não dependem do governo, por isso teriam mais independência em seus currículos.

Não está claro que as histórias bíblicas como um todo estão proibidas, mas a situação está causando muito debate na sociedade inglesa. Entre as novas diretrizes, há orientações para que “em nome da igualdade” os professores “desafiem” as crenças religiosas dos alunos, além da proibição da comemoração na escola de festas religiosas como Natal e Páscoa.

Embora muitos celebrem as medidas como um avanço, a maioria ainda se mostra contrária a que o governo interfira na maneira como as escolas religiosas ensinem seus alunos. Em 2012, uma pesquisa realizada com profissionais do ensino fundamental e médio do país mostrou que cerca de 30% dos professores de ciências da Grã-Bretanha acreditava que o criacionismo deveria ser ensinado juntamente com a Teoria da Evolução.

Fonte - Gospel Prime

Nota DDP: O debate deve se acelerar neste tema. A intervenção do estado em busca de tolerância, não tolera a manifestação religiosa, ao menos a manifestação religiosa que não se abra para a perspectiva secular, como o Vaticano vem fazendo questão de se posicionar nos últimos tempos. Curioso, mas profeticamente previsto.

Espiritismo e mediunidade são temas de nova novela da Globo

Uma menina fantasma será a responsável por unir o casal principal em "Alto Astral"

A nova novela “Alto Astral”, estreia da Rede Globo, vai tratar de temas espíritas, mostrando um dos personagens principais tendo experiências sobrenaturais.

O personagem Caíque (Sérgio Guizé) recebe orientações espirituais de Castilho (Marcelo Médici) e terá como guia uma menina fantasma (Nathalia Costa) como revelou uma reportagem do UOL.

A novela é de autoria de Daniel Ortiz com supervisão de Silvio de Abreu, uma comédia romântica que irá mostrar o triângulo amoroso entre Laura (Nathália Dill), Marcos (Thiago Lacerda) e Caíque. Laura é noiva de Marcos, mas está indecisa se quer mesmo casar com ele. Em uma viagem ela conhece Caíque e a atração entre eles é imediata.

“Novela sempre vai ser novela, com romance, com comédia. Nesta teremos os espíritos, mas mesmo quem não acredita vai se interessar a ver”, afirmou Jorge Fernando, diretor da novela.

O amor entre Laura e Sérgio será retratado como obra do destino, a menina fantasma será a responsável por trazer Laura, por quem Sérgio é apaixonado desde criança – antes mesmo de conhecê-la – e por uni-los.

“Alto Astral” é uma obra idealizada por Andréa Maltarolli, falecida em 2009. A ideia do Projac era lançar a novela em 2011, mas novelas com temas semelhantes já estavam agendadas.

O diretor acredita em destino e em tudo o que a novela vai retratar sobre o espiritismo. “Não estamos aqui sem motivo. E tudo que a novela retrata eu acredito. Tenho certeza que a própria Andrea Maltarolli está enviando uma energia incrível, já que ela está in loco lá”, disse.

Daniel Ortiz não conheceu Andrea, mas sente que ela está enviando energia para a produção que já tem 25 capítulos, dos 165 escritos, gravados. “Não a conheci pessoalmente, mas sinto que já a conheço há anos. Sinto a Andrea perto de mim. Nas primeiras cenas gravadas, eu fiz um brinde a ela”.

Fonte - Gospel Prime

Nota DDP: Satanás tem há muito estado a preparar-se para um esforço final a fim de enganar o mundo. O fundamento de sua obra foi posto na declaração feita a Eva no Éden: "Certamente não morreres". "No dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal". Gên. 3:4 e 5. Pouco a pouco ele tem preparado o caminho para a sua obra-mestra de engano - o desenvolvimento do espiritismo. Até agora não logrou realizar completamente seus desígnios; mas estes serão atingidos no fim dos últimos tempos. Diz o profeta, "Vi ... três espíritos imundos semelhantes a rãs....São espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus todo -poderoso". Apoc. 16:13 e 14, tom exceção dos que são guardados pelo poder de Deus, pela fé em Sua Palavra, o mundo todo será envolvido por esse engano. O povo está rapidamente adormecendo, acalentado por uma segurança fatal, para unicamente despertar com o derramamento da ira de Deus. GC, 560 e 561. 

Muçulmanos estão capturando cristãos para roubar seus órgãos

Conheça o horror dos “matadouros humanos”

Segundos dados do governo, oficialmente a Albânia tem cerca de 60% de muçulmanos e menos de 20% de cristãos. Historicamente, os albaneses vivem uma guerra étnica e religiosa com seus vizinhos da Sérvia, que chamou atenção do mundo na década de 1990 no conflito pelo Kosovo, que fez dezenas de milhares de vítimas e ajudou na desintegração da antiga Iugoslávia.

O país recebeu a visita do papa Francisco em setembro e ouviu o pontífice criticar os grupos extremistas, afirmando que eles “desnaturalizam o autêntico sentido religioso, distorcem e instrumentalizam” as diferenças, transformando isso em um “fator perigoso de conflito e violência”.

Cerca de 40 dias após esse pronunciamento, uma denúncia grave mostra que isso foi levado ao extremo. Embora com pouca repercussão na mídia do Brasil, está comprovado que muçulmanos albaneses estão sequestrando cristãos, dissecando-os vivos, retirando seus órgãos e vendendo-os para a Arábia Saudita e Turquia.

As denúncias não são novas. Há registros que esse tipo de operação ocorria cerca de 15 anos atrás. Porém, eram considerados apenas “crimes de guerra”, por causa da situação vivida na região.

Agora, um cristão, oficial aposentado das forças armadas da Albânia, chamado Lazar veio a público denunciar que isso continua acontecendo. São verdadeiros açougues humanos, onde as pessoas são mortas para ter seus órgãos vendidos no “mercado negro”. As vítimas são na sua maioria cristãos sérvios, “homens, jovens mulheres e crianças”.

Para comprovar suas acusações, Lazar lembra que um documentário produzido pela rede de TV alemã Deutsche Welle, alguns anos atrás já mostrou que isso realmente ocorre na Albânia. As Nações Unidas nunca investigaram oficialmente a situação.

O oficial albanês afirma que essa prática bárbara está ligada ao que o Estado Islâmico está fazendo com cristãos na Síria e no Iraque e que existe um amplo mercado para os órgãos dos cristãos no Oriente Médio.

O site americano Shoebat, escrito por um cristão conservador foi o primeiro a relatar a existência desses “matadouros humanos” e divulgou um vídeo estarrecedor (cenas fortes, cuidado).

Esse mesmo site havia revelado em março a existência de “matadouros de cristãos” nos distritos de Siba e Bayyada, na região de Homs, na Síria. Os sacrifícios são feitos por um açougueiro acostumado com o abate de ovelhas.

Fonte - Gospel Prime
Related Posts with Thumbnails