Dados de gripe aviária 'podem estar incompletos'
Matt McGrathde Roma
Falta de compensação a produtores seria principal causa de subnotificação
China, Indonésia e África podem estar relatando menos casos de gripe aviária do que realmente têm, alertou a Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE) em uma conferência sobre a doença em Roma.
A responsável pela resposta à doença na entidade, Christianne Bruschke, disse que isso acontece principalmente porque os governos em questão não oferecem esquemas de compensação adequados para os fazendeiros.
Ao final da conferência internacional na capital italiana, Bruschke fez um apelo para que os países melhorem esses esquemas.
Mas a coordenadora da OIE disse que a subnotificação também ocorre por outras razões. No caso da África, disse Bruschke, a falta de instrução e de infra-estrutura são obstáculos ao estabelecimento de um quadro preciso da doença.
"Nós também achamos que as pessoas na África podem não reconhecer os sinais da doença. Seus serviços veterinários são muito fracos e muitos países não têm laboratórios - nós temos todos os ingredientes que podem levar à subnotificação."
Quase 'endêmico'
Na Indonésia, um dos problemas, segundo a coordenadora, seria que em algumas regiões o vírus que causa a gripe já está tão disseminado que as pessoas já não avisam as autoridades sobre todo novo caso que aparece.
De acordo com Bruschke, em regiões como a ilha de Java, o vírus "está se tornando mais ou menos endêmico".
Segundo a coordenadora, o problema não é falta de disposição dos países em relatar os casos e admitir a gravidade da crise.
"A China está se comunicando abertamente conosco e cooperando - mas é um país muito grande."
"Nós às vezes vimos surtos em animais selvagens - o que eles nem sempre detectam. Também não há um esquema de compensação muito bom em funcionamento, então nós achamos que pode estar havendo subnotificação. "
A OIE tem pedido que países desenvolvidos ajudem a financiar os esquemas de compensação. A idéia tem sido discutida em encontros de doadores, mas ainda não saiu nenhuma proposta concreta.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/05/060531_gripeaviariacg.shtml