quarta-feira, 25 de maio de 2011

Religiosos fazem apelo aos poderosos da terra

Bordeaux, 25 mai (RV) - Uma parceria mais transparente e mais forte entre os Chefes de Estado e de Governo dos países que fazem parte do G8 e do G20, a Assembléia Geral da ONU e a sociedade civil para responder juntos aos “desafios comuns” da economia, das mudanças climáticas, do desenvolvimento e sobretudo da paz. Assim começa um apelo lançado pelos participantes do Encontro de cúpula de líderes religiosos que teve início ontem, em Bordeaux, na véspera da cúpula do G8 prevista para os dias 26 e 27 de maio, na França.

Na declaração, os líderes religiosos pedem uma “reforma da governança mundial”. “Devem ser tomadas medidas – lê-se no documento citado pela agência SIR – para que o G8 e o G20 se insiram mais formalmente no quadro das Nações Unidas. O G20 deve abrir as suas portas para os países com rendas baixas, fornecendo pelo menos uma cadeira permanente à União Africana, à América Latina e aos organismos regionais da Ásia”.

Os vários representantes das religiões pedem também que “o funcionamento do G8 e do G20 seja mais transparente, para que a sociedade civil e os organismos religiosos possam participar dos seus trabalhos, influenciar suas decisões e garantir que os compromissos assumidos sejam mantidos”.

A declaração se divide em parágrafos. Naquele relativo à situação macro-econômica, os líderes afirmam que “é urgente e indispensável estabelecer um sólido quadro de regras para prevenir crises financeiras e proteger os mais vulneráveis”. No parágrafo reservado às mudanças climáticas, salienta-se que os países do G20 são responsáveis por 80% das emissões globais de gases com efeito de estufa e no parágrafo dedicado ao desenvolvimento se pede aos países mais ricos para que honrem os compromissos assumidos de dedicar 0,7% do seu PIB para ajudar os países mais pobres na perspectiva de alcançar as Metas do Milênio estabelecidas pela ONU em 2015.

O último parágrafo é dedicado à paz. “Os investimentos mundiais em favor da paz, insignificantes em comparação com o orçamento militar - destaca a declaração - devem ser aumentados, bem como os instrumentos não-militares necessários para a manutenção da paz devem ser reforçados”. Os líderes religiosos pedem também “que sejam sempre preferidos os meios não-violentos na luta contra o terrorismo e nas discussões para promover a paz”.

Fonte - Radio Vaticano

Nota DDP: Religião e política sempre se demonstrou uma mistura infeliz. Religiosos deixam de apelar ao Poderoso dos céus, para apelar para os "poderosos" da terra, em temas que claramente mobilizam a atenção mundial. O fim disso já está previsto.
Related Posts with Thumbnails