sexta-feira, 13 de maio de 2011

Igrejas cristãs confirmam compromisso com a unidade

FRIBURGO, quinta-feira, 12 de maio de 2011 (ZENIT.org) - Dez anos depois da Charta Oecumenica (Estrasburgo, 22 de abril de 2001), o compromisso com o diálogo e a colaboração para o anúncio conjunto do Evangelho continua atual, apesar das dificuldades.

É o que declararam o presidente da Federação das Igrejas Protestantes Suíças (FEPS), Gottfried Locher, e o presidente da Conferência Episcopal suíça (CES), Dom Norbert Brunner, por ocasião do aniversário da carta, celebrado nesta segunda-feira em Friburgo pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e pela Conferência das Igrejas Europeias (KEK).

“A FEPS leva a sério este compromisso, porque as igrejas que anunciam juntas a Boa Nova têm mais credibilidade”, afirmou Locher.

“Os compromissos da Charta Oecumenica devem ser mais do que palavras bonitas. A unidade visível cresce através das estruturas exteriores, mas principalmente através da força da fé interior das nossas igrejas”.

A mesma opinião tem Dom Norbert Brunner. Sobre as atuais dificuldades no caminho ecumênico, o presidente da CES destacou que “a Charta Oecumenica não considera o diálogo e a colaboração como um fim, mas como a condição para o verdadeiro objetivo do movimento ecumênico: reunir a humanidade na única Igreja de Jesus”.

Locher, por sua vez, enfatizou que o movimento ecumênico deve partir de baixo: “Vejo com alegria paróquias em que a Charta é vivida e faz parte integrante da própria concepção da Igreja. Esta era a intenção e a esperança do acordo concluído há dez anos”.

Na Suíça, a Charta Oecumenica, que não tem caráter dogmático-magisterial nem jurídico-eclesial algum, continua sendo um dos principais documentos ecumênicos da última década.

A Charta Oecumenica é um processo em continua construção, que já definiu, de uma forma ou de outra, o caminho ecumênico de várias comunidades eclesiais na Europa, como garantem as numerosas traduções (mais de trinta, do árabe ao espanhol e do grego ao esperanto) e as dezenas de igrejas, comunidades, associações e movimentos eclesiais que a assinaram.

A penetração da Charta Oecumenica no tecido institucional eclesial e social europeu é tamanha que até documentos de instituições laicas a citam, como a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.

Fonte - Zenit
Related Posts with Thumbnails