quarta-feira, 14 de março de 2012

Apenas EUA podem conseguir mundo mais pacífico

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou nesta terça-feira que "apenas os Estados Unidos tem o alcance, os recursos e as relações para conseguir um mundo mais pacífico e próspero" e que, perante as recentes mudanças geopolíticas, "a liderança dos Estados Unidos é ainda mais importante".

"Ao observar estas transformações, em primeiro lugar no mundo árabe, mas não exclusivamente ali, estamos vendo o aumento de novos poderes, o novo traçado do mapa estratégico. Há novas oportunidades para a associação, assim como para a crescente concorrência econômica, e também há novas ameaças", explicou a secretária de Estado.

Hillary, que abriu em Washington a segunda Conferência Global de Chefes de Missão, insistiu perante o estado maior da diplomacia americana que "como líderes dentro da política externa" o objetivo dos diplomatas deve ser reforçar a posição dos Estados Unidos, "não apenas para o resto do ano, mas também durante as décadas que virão".

A chefe da diplomacia americana se referiu aos novos desafios do mundo atual, como a segurança cibernética e a energia, assim como ao surgimento de novas organizações civis que estão adquirindo seu próprio papel e presença internacional.
...
Fonte - Folha

Nota DDP: Retirando-se o traço político e nacionalista da declaração, a questão de fundo é absolutamente verdadeira, dado o posicionamento profético dos EUA e os fatos que ratificam a proeminência na nação americana no mundo atual.
Related Posts with Thumbnails