quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cristãos em busca da unidade no Oriente Médio

Cidade do Vaticano (RV) – Nestes tempos instáveis e propensos à violência vivida no Oriente Médio, é cada vez mais urgente que os discípulos de Cristo ofereçam um testemunho autêntico da sua unidade, a fim de que o mundo creia na mensagem de amor, de paz e reconciliação do Evangelho.

É o que escreve o Pontífice numa mensagem de saudação fraterna no amor de Cristo ao novo Patriarca greco-ortodoxo de Antioquia e de todo o Oriente Médio, João X, eleito neste 17 de dezembro pelo Santo Sínodo reunido no Mosteiro de Nossa Senhora de Balamand, localizado ao norte de Beirute. João X sucede ao Patriarca Ignazio IV Hazim, falecido dia 5 do corrente, aos 92 anos.

Temos a responsabilidade de prosseguir, juntos, o nosso caminho para manifestar de maneira ainda mais visível a realidade espiritual da comunhão, embora ainda incompleta, que já nos une, afirma o Papa.

Em seguida, Bento XVI faz votos de que as relações entre Patriarcado greco-ortodoxo e Igreja Católica se desenvolvam ulteriormente mediante formas de colaboração frutuosa e o prosseguimento do compromisso a resolver as questões que ainda dividem.

Para tal fim, o Santo Padre confia na participação ativa e construtiva nos trabalhos da Comissão mista internacional para o diálogo teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa em seu conjunto.

Por fim, assegurando as suas orações ao novo Patriarca, Bento XVI eleva a sua invocação a Cristo a fim de que conceda consolação às vítimas da violência no Oriente Médio e inspire cada um a gestos de paz. (RL)

Comentário Cristo em breve virá: O Ecumenismo avança com maior determinação nos lugares onde ocorrem os maiores conflitos políticos. A Palestina é um verdadeiro barril de pólvora. Ali a instabilidade é constante. O povo clama por paz. E as igrejas se organizam para esse fim. Quanto mais conflitos, maior será o clamor pela paz e segurança, e mais isto favorece o Ecumenismo.
Related Posts with Thumbnails