quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Abismo nos Estados Unidos II

Abismo fiscal foi evitado no último dia, mas novos problemas já estão surgindo

Foi por pouco. Apenas algumas horas separaram a grande nação, a maior do mundo economicamente falando, de um desastre. Trata-se do abismo fiscal, a entrada em vigor simultânea de cortes de gastos e aumentos de impostos. O efeito seria uma recessão, perda de empregos e quebradeira de empresas.

Um grande susto já houve em meados de 2011, quando por poucas horas, se o Congresso não aprovasse a permissão do aumento do endividamento federal, os Estados Unidos ficariam inadimplentes, não poderiam mais pagar suas contas, nem mesmo os salários do funcionalismo público. Assim como desta vez, naquela ocasião também a economia do mundo ficou com o coração na mão, e por uma questão de horas, evitou-se um desastre global. O que aconteceria se esta grande economia desse o calote?

Mas, infelizmente, a história de problemas ainda não terminou. Outra vez, em fevereiro de 2013 os Estados Unidos terão de aumentar o limite da dívida, como em 2011. Se não fizerem, o governo federal não poderá mais pagar suas contas, e se tornará inadimplente. Outra vez o mundo está de olho quanto a decisão que os políticos americanos deverão tomar. As negociações serão difíceis.

A pergunta é: até quando este país suportará aumentar o limite de sua dívida? Isso sem aumentar os impostos? Atualmente o teto da dívida chega a quase US$ 16,5 trilhões. E sem a possibilidade do país pagar suas contas, o impacto sobre a economia global seria pior que o impacto do abismo fiscal, que travaria o consumo no país e geraria desemprego em escala severa.

Diz o Globo que “a situação é tão preocupante que o Fundo Monetário Internacional fez um alerta. Em nota, o FMI informou que muito ainda precisa ser feito para que as finanças públicas voltem aos trilhos sem prejudicar a frágil recuperação da economia. E deu a receita: aumento de arrecadação e redução dos gastos.” Fonte: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/01/congresso-dos-eua-evita-abismo-fiscal-e-enfrentara-novos-problemas.html

O que significa isso? A última crise sobre o mundo se originará dos Estados Unidos da América. E será uma tragédia jamais vista. A Europa, maior aliado dos EUA, também está em grave crise. Para que se inicie a última crise, o que falta ser feito? Uma só coisa, um decreto, o da santificação obrigatória do domingo. Os países desenvolvidos já estão sendo preparados para a crise. Ou seja, eles estão indo de mal a pior, e quando o gatilho for acionado, eles serão os primeiros a quebrarem. Então é que os servos de DEUS viverão exclusivamente pela fé. E aqueles que confiaram no dinheiro, se o tiverem, nada haverá para comprar.

Related Posts with Thumbnails