segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Papa e Netanyahu falam em solução justa no Médio Oriente

“O papa e o primeiro-ministro de Israel concordaram hoje ser necessário chegar o mais depressa possível “a uma solução duradoura e justa” para o conflito entre israelitas e palestinianos.

De acordo com uma nota do Vaticano, Francisco e Benjamin Netanyahu analisaram o atual momento na região do Médio Oriente, depois do reinício das negociações entre israelitas e palestinianos, concordando na necessidade de se chegar o mais depressa possível “a uma solução duradoura e justa, respeitando os direitos das duas partes”.

O papa reuniu-se hoje, durante 25 minutos, no Vaticano, com Benjamin Netanyahu, que chegou ao Vaticano com uma delegação de 13 pessoas, entre as quais alguns militares e a mulher, Sara.

O primeiro-ministro israelita ofereceu ao papa argentino um livro escrito pelo pai, Benzion, “As origens da Inquisição na Espanha do século XV”, publicado em 1999, e uma ‘menorá’, o candelabro judeu de sete braços. Jorge Bergoglio deu a Netanyahu uma imagem em bronze de S.Paulo.

O comunicado do Vaticano indica que o papa e o primeiro-ministro israelita abordaram também a próxima visita de Francisco à Terra Santa.” (Fonte: Diário de Notícias)

Nota: por um momento, fiquei a pensar… Se em Israel são judeus e na Palestina são árabes, por que razão se haverá de tratar com o líder católico, cristão, a questão da paz no Médio Oriente? Que pode ele fazer para além dos recorrentes apelos nas missas dominicais?

Pois é, pode e muito. Provavelmente, em breve vamos perceber exatamente como.

Related Posts with Thumbnails