quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Obama elogia 'eloquentes' declarações do papa sobre desigualdade

O presidente americano, Barack Obama, elogiou nesta quarta-feira as recentes declarações "eloquentes" do papa Francisco sobre pobreza e desigualdade.

Essa foi uma das poucas menções ao sumo pontífice já feitas por Obama em seus discursos.

Em uma longa declaração sobre o fortalecimento da classe média, Obama lamentou que, há anos, "o contrato fundamental no qual a economia se baseia tenha sido desviado", com as crescentes disparidades entre a renda dos mais pobres e dos mais ricos.

"Esta tendência à desigualdade crescente não se limita à economia de mercado americana. No mundo inteiro, as desigualdades aumentaram", acrescentaram.

"Alguns de vocês provavelmente viram-no na semana passada. O próprio papa falou disso de maneira eloquente", destacou o presidente americano.

Obama citou declarações feitas pelo Papa em 26 de novembro: "É inadmissível que uma pessoa que vive na rua e morra de frio não seja notícia, enquanto que a queda de dois pontos da Bolsa seja".

No início de outubro, Obama já havia homenageado o Papa, dizendo-se "enormemente impressionado" com ele, elogiando sua "humildade" e sua "empatia".

"Fiquei muito impressionado com as declarações do papa. Não sobre um tema em particular, mas porque é alguém que encarna os ensinamentos de Cristo", havia declarado Obama em uma entrevista à rede CNBC.

Em 13 de março, depois da eleição do argentino Jorge Mario Bergoglio para dirigir a Igreja Católica, Obama deu as boas vindas ao "primeiro papa da América".

O presidente americano visitou o Vaticano uma vez, no início de seu primeiro mandato, reunindo-se com o antecessor de Francisco, Bento XVI, em julho de 2009.


Nota DDP: Obama tem se demonstrado contido em relação ao Vaticano e, mesmo após repetidas manifestações do atual e de um antigo embaixador americano em Roma, tem-se notícia no sentido de que a embaixada americana no local seria desativada. Não importa, a profecia diz que os dois poderes se unirão e deve ser o que ocorrerá em futuro próximo.
Related Posts with Thumbnails