quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Lewandowski discute 'papel do Judiciário' com Papa Francisco

Presidente do STF e pontífice se reuniram nesta quarta no Vaticano. Em viagem à Europa, ele também terá audiência com rainha da Inglaterra.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, se reuniu na manhã desta quarta-feira (18) com o Papa Francisco, em uma audiência privada no Vaticano.

De acordo com a assessoria do STF, ao longo dos cerca de 20 minutos do encontro, os dois trocaram impressões sobre o papel do Judiciário na promoção da justiça e da paz social, na garantia dos direitos fundamentais da pessoa humana e na realização de objetivos de desenvolvimento sustentável.

O convite para a reunião foi feita a Lewandowski pelo Vaticano. O ministro está na Itália desde a última quinta (12) para encontros com autoridades do Judiciário italiano. Nesta quinta (19), ele se reunirá com o presidente da Corte Constitucional da Itália, que equivale ao STF brasileiro.

Ainda conforme a assessoria do Supremo, o Papa e Lewandowski também trataram, na audiência, que ocorreu por volta de 9h no horário da Itália (6h no horário de Brasília), da conjuntura do Brasil e da região sul-americana.

Na conversa, o pontífice destacou a “necessidade se garantir a progressiva melhoria das condições de vida nos países da América Latina, sobretudo para os grupos sociais mais frágeis e desassistidos.”

O papa, de acordo com a assessoria do Supremo, ressaltou ainda a necessidade de se conciliar o desenvolvimento social com a proteção ao meio ambiente. Além da reunião com o pontífice, o presidente do STF se reuniu nesta quarta com o Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, com quem falou sobre a “importância da garantia ao pluralismo”, num momento em que a “radicalização social, política e religiosa” aflige a comunidade internacional.

Segundo o Vaticano, a reunião foi realizada nos moldes das reservadas a chefes de Estado.
...
Fonte - G1
Related Posts with Thumbnails