A economia europeia está estagnada e a recuperação foi freada, mesmo com os bilhões de euros injetados pelos governos desde a eclosão da crise em setembro de 2008. Na Grécia, a queda da economia está sendo mais acentuada que em meados de 2009, enquanto a Alemanha interrompeu sua recuperação e confirmou que teve no ano passado a pior recessão desde a 2ª Guerra Mundial. Itália, República Tcheca e outras economias voltaram a ter uma contração de suas economias e a Espanha não consegue sair da recessão.
Dados divulgados ontem pela Comissão Europeia mostram que a recuperação que se esperava dos países ricos promete ser mais lenta do que o previsto, voltando a derrubar as bolsas e o euro.
A UE já estava sendo abalada pela crise da dívida em países como Grécia, Portugal e Espanha. Na quinta-feira, o bloco prometeu ajudar as economias em dificuldades. Mas ainda não saiu nada de concreto.
Agora, os novos números mostram que, além da dívida, os pacotes de resgate não estão sendo suficientes para tirar o bloco da crise, mesmo com os bilhões investidos. Na Grécia, as ações de bancos sofreram perdas de mais de 5%.
...
Fonte - Estadão