terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Obama se encontra com o Dalai Lama

Na quinta-feira, dia 18, ocorreu finalmente o esperado encontro entre Barack Obama e o Dalai Lama, líder budista exilado do Tibet. Na reunião que durou uma hora, os dois prêmios Nobel da Paz trataram a necessidade de promover a paz mundial, valores humanitários e harmonia religiosa. Após o encontro, o presidente americano reafirmou seu apoio a preservação dos valores religiosos bem como à proteção dos direitos humanos no Tibet.

O Dalai Lama (que quer dizer monge e mestre), cujo nome de nascença é Tenzin Gyatso, é, segundo a crença budista, a 14ª reencarnação do primeiro Dalai Lama, que foi Gedrum Drub, que passou a reinar em 1391. Ele é o líder religioso do budismo tibetano e prega maior autonomia para o Tibet, que é uma província autônoma dentro da China, mas este país entende que ele quer a separação política. Por isso há grande tensão entre a China e esse religioso, e a reunião dele com Obama foi envolta de grande tensão e protestos por parte do governo da China. A reunião está sendo vista como um apoio de alto nível para as pregações políticas do Dalai Lama.
Interessante é que, mais uma vez um líder político, Obama, presidente da maior nação do mundo, envolveu-se em assunto que já se tornou rotina entre os grandes políticos globais: a paz mundial e a harmonia entre as religiões. Isto está no contexto do diálogo inter-religioso liderado pela Igreja Católica, portanto, no contexto da união das igrejas no mundo.

Fonte - Cristo Voltará


Related Posts with Thumbnails