segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Promoção do diálogo ecumênico

Cidade do Vaticano, 08 fev (RV) - O presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, disse hoje que o diálogo ecumênico é útil e deve ser promovido. "Devemos olhar o que nos une a fim de dar um testemunho comum no mundo" – frisou o purpurado. ´

O Cardeal Kasper falou sobre o ecumenismo durante a abertura, esta manhã, na sede do Pontifício Conselho para Promoção da Unidade dos Cristãos de um simpósio que se realizará durante três dias, sobre o livro "Colhendo os frutos. Aspectos fundamentais da fé cristã no diálogo ecumênico. Consensos, convergências e diferenças", lançado em outubro de 2009 pela Santa Sé.

Participam do evento, que acontece, no Vaticano, católicos, luteranos, anglicanos, reformados e metodistas. Segundo o Cardeal Kasper, o ecumenismo está entrando "numa nova fase de diálogo que pode ser menos entusiasta em relação ao da nossa juventude, mas será mais maduro e não menos embebido de coragem e esperança".

"Deixemo-nos guiar pela consciência de que não há alternativa responsável ao diálogo inspirado pelo Espírito Santo, que acreditamos capaz de cumprir o que iniciou", frisou o purpurado.

O Cardeal Kasper ressaltou a importância do diálogo ecumênico, afirmando que "por meio dele, ou melhor, por meio do intercâmbio de dons, todas as Igrejas aprendem a crescer e a amadurecer em sua fidelidade a Cristo".

"É muito importante hoje a cooperação entre as Igrejas porque temos muito em comum e devemos testemunhar juntos a nossa fé numa sociedade secularizada, que não partilha os nossos valores éticos. Aqui as Igrejas devem falar com um só voz" – concluiu o purpurado.

O livro faz uma análise sobre as principais comunidades protestantes que estabeleceram um diálogo com a Igreja Católica a partir do Concílio Vaticano II, realizado entre 1962 e 1965.

Fonte - Radio Vaticano


Related Posts with Thumbnails