terça-feira, 16 de outubro de 2012

Crise acentua desejo de independência na UE

'A atual crise económica na União Europeia está a despertar antigas aspirações independentistas em algumas regiões, aumentando as preocupações dos líderes políticos com o futuro do projeto europeu.

Reclamam independência política por considerarem que lhes está a ser exigido um enorme esforço financeiro ao mesmo tempo que os governos centrais cortam nos serviços que lhes prestam.

Catalunha (Espanha), Escócia (Reino Unido) e Antuérpia (Bélgica) são os casos mais recentes, mas é preciso também não esquecer a Irlanda do Norte e a região do Tirol do sul, em Itália, onde os cidadãos cada vez se sentem menos responsáveis pela crise que o país vive.

Josef Janning, diretor de estudos do Centro Europeu de Políticas Públicas, referiu ao jornal americano ""The New York Times" que, tradicionalmente, os líderes destas regiões veem com bons olhos a União Europeia. Mas a independência destas regiões coloca perguntas às quais os dirigentes europeus não sabem ainda o que responderFonte: Jornal de Notícias (negritos meus para destaque)

Nota O Tempo Final: o idealizado federalismo europeu continua a não resistir à força profética de Daniel 2! E por aqui se prova que essa "união" na Europa funciona apenas ao nível das lideranças; quanto aos povos, acho que estão cada vez mais afastados...


Nota DDP: Veja também "Pés de barro: crise reanima separatismo na Europa".
Related Posts with Thumbnails