segunda-feira, 1 de outubro de 2012

"Comércio de domingo: Dá um tempo!"

Por que fechar o comércio no domingo é bom para todos

A ironia não escapou de mim, quando, no Boxing Day [liquidação pós Natal], encontrei-me recebendo ligações da mídia, explicando por que os trabalhadores da loja não deve ter que trabalhar no dia de Boxe. Isso foi há quatro anos atrás, quando eu trabalhava para Usdaw, o sindicato dos trabalhadores do comércio.

Avanço rápido rápido para 2012, e o comércio no domingo foi relaxado temporariamente para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Os Jogos acabaram, mas o debate continua em pauta. Deve continuar a abrir lojas em todas as horas, inclusive aos domingos por mais tempo?

O argumento parece se concentrar no fato de que nós somos um país cada vez mais secular, a maioria dos quais não freqüentar a igreja em um domingo, então porque não desregular o comércio no domingo? Eu vou te dizer por que não.

A razão dos cristãos defenderem um dia de folga é porque é bom para as pessoas possuir um descanso, não por alguma razão abstrata ou particularmente religiosa. Jesus irritou as autoridades do seu tempo por ser um anti-legalista, colhendo milho no sábado (o que foi considerado "trabalho") e afirmando que: "O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado." Um dia de folga é tornar a vida mais fácil, não mais difícil.

Enquanto nossas vidas podem ser um pouco mais fáceis se podemos ir às lojas, imagine o quanto menos fácil é para os trabalhadores do comércio, para quem este ato é como em qualquer outro dia. É preciso que haja salvaguardas neste sentido para que eles possam descansar também.

Na lei, trabalhadores do comércio podem pedir para não trabalhar aos domingos, mas o aumento do horário aos domingo significa que muitos trabalhadores relatam se sentirem pressionados a trabalhar, querendo ou não. Eles podem querer mostrar que estão comprometidos com o trabalho, certificar-se em conseguir uma promoção ou talvez simplesmente não querer deixar seus colegas, que também estão expostos aos turnos.

Eles podem tirar dias de folga durante a semana em vez disso, mas não é a mesma coisa. De certa forma, não importa qual o dia de folga das pessoas, conquanto a maioria das pessoas estejam de folga ao mesmo tempo. Isso permite que as pessoas vejam as suas famílias / amigos e desfrutem de um dia que é diferente dos demais.

Médicos, policiais, etc tem que trabalhar em turnos domingo, mas por que aderir a isso desnecessariamente?

A ironia adorável é que as próprias empresas são mais produtivas se eles permitem o descanso de seus funcionários, como WK Kellogg descobriu em 1935. Em um movimento intuitivo, ele cortou do dia de trabalho de sua equipe duas horas inteiras, mantendo o mesmo salário. Tanto o ânimo quanto a produtividade aumentaram. Por quê?

A mudança realmente é tão boa quanto um descanso. Um dia de folga pode permitir uma mudança de perspectivas - da necessidade de produzir e adquirir para simplesmente aproveitar a realização de apenas ser. Esta liberdade tende a tornar as pessoas mais, não menos, produtivas.

O filósofo e rabino, AJ Heschel, elucidou esta beleza:

"Há um reino no tempo em que a meta não é ter, mas ser, não possuir, mas dar, não controlar, mas partilhar, não subjugar, mas estar de acordo. A vida vai mal quando o controle do espaço, a aquisição de coisas do espaço, torna-se nossa única preocupação. " [Tradução livre]

Fonte - Christian Today 

Nota DDP: O debate em torno do descanso, sempre tendente ao domigo, tem aumentado em todos os lugares do globo. A grande controvérsia cada vez mais parece se encaminhar para o seu fim.
Related Posts with Thumbnails