domingo, 28 de outubro de 2012

Tsunami ameaça Havaí após terremoto de magnitude 7,7 atingir Canadá

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu na noite deste sábado (27) as ilhas Queen Charlotte, na província da Colúmbia Britânica, na costa oeste do Canadá. O sismo provocou um tsunami que chegou ao Estado do Havaí (EUA) na manhã deste domingo (28), conforme anunciou o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico.

"O tsunami está chegando neste exato momento", disse à imprensa Gerard Fryer, geofísico do centro, por volta das 6h30 (horário de Brasília). Não há informações sobre feridos nem danos causados pelas ondas.
O terremoto é o mais forte registrado no país nos últimos 63 anos, de acordo com o jornal canadense "The Vancouver Sun". O epicentro do sismo foi a 198 quilômetros da cidade de Prince Rupert e a 10 quilômetros de profundidade. Não há informações sobre feridos nem danos causados pelo terremoto.
Um alerta de tsunami foi emitido para as zonas costeiras do extremo norte da ilha de Vancouver, no Canadá, até a cidade de Cape Decision, no Alasca (EUA), segundo o canal de TV "Fox News".

Segundo a reportagem do jornal "Toronto Star", o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico orientou os moradores dessas áreas que deixem a costa e sigam em direção a partes mais altas do interior.

Fonte - UOL
Related Posts with Thumbnails